29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomeiros partem em direcção a Viana do Alentejo após dois anos de...

Romeiros partem em direcção a Viana do Alentejo após dois anos de interrupção devido à pandemia

Comitiva com cerca de 600 participantes ruma a vila alentejana para cumprir tradição

 

- PUB -

Após dois anos de paragem, a vigésima edição da Romaria a Cavalo, que liga o concelho da Moita a Viana do Alentejo, partiu ontem da vila moitense perante o olhar de centenas de pessoas, em direcção ao Santuário de Nossa Sra. de Aires, no regresso do maior e mais abrangente evento equestre nacional. Frente à igreja, juntaram-se parte dos romeiros e dezenas de cavalos que, nos próximos dias e até domingo, vão proporcionar aos participantes a recuperação desta antiga tradição.

Contando este ano como padrinhos com Mónica Jardim e FF, a imagem de Nossa Sra. da Boa Viagem foi benzida antes da partida, tendo a organização colocado a iniciativa a funcionar em apenas dois meses, com “mais romeiros, independentemente do tempo e do preço do gasóleo, que vieram de norte a sul do país” para aderir a esta iniciativa, onde participaram 400 animais e cerca de 600 participantes.

Partida da Romaria teve lugar ontem de manhã, junto à igreja da vila moitense

Carlos Albino, presidente do município, aproveitou a realização do evento tradicional para agradecer aos padres presentes, aos padrinhos e a todos os elementos que iniciaram esta viagem numa “camaradagem entre todos”. O autarca adiantou que “é com orgulho que este ano irei fazer parte deste grande e importante evento, que junta pessoas de todo o país”. Informou ainda que irá juntar-se à comitiva em Alcáçovas, para “juntos podermos confraternizar nesse dia e seguirmos juntos para o santuário”, revelou, tendo informado que a câmara “continua e continuará disponível para apoiar e valorizar as nossas tradições”, frisou.

- PUB -

Luís Miguel Duarte, presidente do município de Viana do Alentejo, desejou igualmente uma boa jornada a todos e que percorram o habitual itinerário “com cautela”, dado que não o podiam fazer “melhor acompanhados, na presença da imagem de Nossa Sra. da Boa Viagem”. O autarca alentejano referiu que “ficaremos à vossa espera”, desejando também que tudo corra bem aos romeiros.

Seguiu-se a bênção da romaria, tendo o padre Sílvio Ramos referido que “também nós peregrinos devemos levar alguma coisa aos fiéis que lá vivem: o exemplo da nossa fé, esperança e caridade para todos os que moram naquele local e a todos os percursos intermédios”, assim “como os que vão de fora”, sublinhou, tendo acrescentado a todos que sejam “dignos deste percurso”.

Iniciativa contou com presenças dos padrinhos do evento, Mónica Jardim e FF, antes da partida da Romaria a Cavalo

A chegada ao destino final acontece no próximo sábado, após um percurso de 150 quilómetros, num número global de cerca de mil participantes, por terra batida e quintas, sendo que dia 24 decorre uma missa campal no município alentejano, que veste aquela vila de festa, com animação musical espalhada por vários pontos do território.

- PUB -

A Romaria a Cavalo recupera no tempo uma tradição antiga, comum aos dois concelhos, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, para pedir proteção e boas colheitas. Nos dias de hoje, este evento “alia a fé a um ambiente ímpar de camaradagem, que privilegia o convívio entre grupos de apaixonados por cavalos, associações equestres e as chamadas irmandades, muitas delas criadas a propósito deste evento”, sublinha a autarquia moitense.

Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nossa Senhora de Aires. As paragens para almoço decorrem em Lagoa da Palha, Quinta de Sousa, São Cristóvão e São Brás do Regedouro. A Comissão Organizadora é composta por ambos os municípios, a Associação de Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -