20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaVigésima edição da Romaria a Cavalo apadrinhada por Mónica Jardim e F.F.

Vigésima edição da Romaria a Cavalo apadrinhada por Mónica Jardim e F.F.

Tradição volta a ligar concelho a Viana do Alentejo entre os próximos dias 20 e 23

 

- PUB -

A apresentadora Mónica Jardim e o actor e cantor F.F. serão os padrinhos da vigésima edição da Romaria a Cavalo, que parte no próximo dia 20 da Moita, em direcção a Viana do Alentejo, onde chega dia 23, pelas 17h00.

A embaixadora do Alentejo revelou que o convite para ser madrinha deste evento foi “irrecusável” e apelou a todos para que acompanhem a iniciativa, que considera ser uma tradição “bonita e emotiva” com especial destaque para o momento da partida, na vila moitense.

O também embaixador do Alentejo F.F. é, apesar das ligações à região, pela primeira vez, padrinho da romaria, num convite que o deixou muito feliz. “A minha família é, maioritariamente, toda do Alentejo e tive a sorte de aí viver”, revelou, tendo sido no Alentejo que começou a cantar e a perceber “que o futuro ia passar pela música”.

- PUB -

Esta será também a sua estreia neste evento, tendo se mostrado “de braços abertos para receber muita gente”. Recorde-se que centenas de romeiros voltam a cumprir a tradição, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas.

Para receber os muitos visitantes esperados, segundo a autarquia moitense, as duas vilas vão “vestir-se a rigor com colchas, mantas, e outros adereços, outrora exibidos em ocasiões religiosas, e tão característicos desta romaria que consagra, como poucas, a união entre o sagrado e o profano”.

A Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana e da Vangflor.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -