18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMunicípio moitense comemora Dia da Árvore e da Floresta

Município moitense comemora Dia da Árvore e da Floresta

Data será assinalada em conjunto com os alunos das escolas de ensino básico do concelho

 

- PUB -

O município da Moita assinala na próxima segunda-feira o Dia da Árvore e da Floresta, com várias iniciativas junto da comunidade escolar. De acordo com a autarquia terá lugar uma visita guiada pela zona histórica da vila, durante a manhã, com vista a dar a conhecer aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico as várias espécies de árvores, autóctones e exóticas, existentes no espaço público.

Na mesma altura, será promovida a plantação de árvores no Parque Municipal da Moita, com a participação de alunos dos 1.º e 2.º anos de escolas básicas de 1.º ciclo, com vista a dar “a conhecer a espécie de árvore que ajudaram a plantar (romãzeira, bordo-japonês e árvore-do-fogo), bem como todos os benefícios que as árvores proporcionam no espaço urbano”.

De acordo com o município, cada uma das turmas envolvidas poderá “apadrinhar” uma das jovens árvores, ficando responsável por “observar o seu crescimento e condições de manutenção nos próximos meses”.

- PUB -

Paralelamente, no seu site oficial, a Câmara da Moita vai disponibilizar “informação sobre as espécies de árvores e arbustos existentes em espaço urbano”. Cerca de sete mil árvores, de mais de 100 espécies, existem pelas ruas, praças, jardins e escolas do ensino básico do concelho, além de uma grande variedade de arbustos, com, pelo menos, 73 espécies representadas.

A informação disponibilizada pela autarquia “constitui mais um recurso pedagógico e de sensibilização do público para as temáticas ambientais”.

Nas zonas urbanas, as árvores e arbustos “desempenham um papel muito importante, melhorando a qualidade do ar, pois, durante o dia, as suas folhas expelem oxigénio e absorvem o dióxido de carbono, contribuindo assim para mitigar o aquecimento global do planeta”, adianta a edilidade.

- PUB -

“Além de constituírem abrigos de biodiversidade, as árvores formam também um ecrã, protegendo-nos do calor, dos ruídos excessivos e dos ventos violentos”, explica o município, lembrando que “a sua folhagem retém as poeiras e as suas raízes consolidam o solo”.

Uma visita guiada pela zona histórica da vila, de manhã, dá a conhecer aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico as várias espécies de árvores, autóctones e exóticas, existentes no espaço público. Ainda no período da manhã, a Câmara Municipal promove a plantação de árvores no Parque Municipal da Moita, com a participação dos jovens estudantes.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -