20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaRecolha selectiva de biorresíduos alargada a novas áreas da Moita

Recolha selectiva de biorresíduos alargada a novas áreas da Moita

Projecto já permitiu recolher cerca de seis toneladas deste tipo de materiais, com boa adesão dos munícipes

 

- PUB -

A recolha selectiva de biorresíduos porta-a-porta, implementada em Janeiro no município da Moita, foi esta semana alargada às zonas da Remoa, Bela Vista e Bairro Novo – Pinhal da Areia, anunciou esta segunda-feira a autarquia moitense.

De acordo com a Câmara, os moradores destas áreas “estão [agora] a ser contactados por técnicos devidamente identificados” da empresa SUMA, contratada pela edilidade para “assegurar a entrega de contentores” e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir junto dos munícipes.

“Este projecto municipal irá ser progressivamente alargado a várias zonas do concelho”, lembra a autarquia, nomeadamente e numa primeira fase, às freguesias de Sarilhos Pequenos e Gaio-Rosário, bem como às Arroteias, ao Bairro Francisco Pires e Rego d’Água, em Alhos Vedros, e ao Cabeço Verde, nos limites com o concelho vizinho do Barreiro.

- PUB -

A recolha é efectuada duas vezes por semana, tendo começado por abarcar um total de 250 famílias unifamiliares do Chão Duro e Broega, na freguesia da Moita.

Num primeiro balanço, e apesar do seu arranque ainda ser recente, a Câmara garante que “os resultados […] são bastante positivos, tendo sido já recolhidas seis toneladas de biorresíduos, com um nível de contaminação residual, o que revela uma boa receptividade por parte da população até agora abrangida, bem como uma crescente sensibilidade para as questões ambientais”, garante.

O projecto resulta de uma candidatura municipal ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, sendo co-financiado pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Portugal 2020.

- PUB -

Entre os objectivos a atingir, a autarquia destaca o cumprimento das metas europeias e nacionais de recolha selectiva de resíduos, assim como a valorização dos resíduos enquanto recurso ou “produto”, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos na adopção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -