26 Setembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAcção ProjectAR ajuda a educar crianças do Colégio Corte Real na natureza

Acção ProjectAR ajuda a educar crianças do Colégio Corte Real na natureza

Iniciativa decorre na Quinta Pedagógica do Castanheiro e inclui temas nas áreas do ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade

 

- PUB -

A falta de um espaço, um tempo e um lugar para reflectir, investigar e partilhar conhecimento colectivo, levou recentemente o Colégio Corte Real a criar o ProjectAR, iniciativa que se encontra a ser desenvolvida presentemente naquele espaço de ensino, na Moita, pelas mãos da educadora Fátima Cardoso.

De acordo com o estabelecimento, o projecto de investigação-acção insere-se nas temáticas de desenvolvimento, ambiente e sustentabilidade e está a decorrer na Quinta Pedagógica do Castanheiro, envolvendo crianças e docentes que, em conjunto, “formulam perguntas e procuram respostas para as problemáticas relacionadas com estes temas”.

À referida educadora cabe o papel de articular a acção com a restante equipa docente, sendo as crianças das valências da creche e pré-escolar “os principais agentes de mudança”, a par das respectivas famílias.

- PUB -

“No domínio da curiosidade e do ímpeto exploratório, queremos estimular a criança para aquilo que a rodeia”, realça a instituição, referindo que “a construção da identidade e da auto-estima, o conhecimento do mundo social, físico e natural são algumas das aprendizagens que [o colégio] pretende promover” com o ProjectAR.

Entre outras metas a atingir, a iniciativa quer “perceber o significado do respeito pelos recursos da natureza” e “dar exemplos de boas práticas em matéria de sustentabilidade”.

Globalmente, a acção pretende ainda olhar para “uma educação incorporada na natureza”, com o Colégio Corte Real a apostar numa “educação diferenciada respeitando a evolução, interesse e motivação de cada criança, com o desafio lançado para a educação do ambiente e para a sustentabilidade, ética e cidadania”, destaca.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Reunião dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

Publireportagem: Sobral de Palmela, novo bairro vai crescer nos arredores da vila

Construtora Teixeira Duarte e o Architec Your Home projectam a construção de 34 villas numa área de 13 hectares junto à vila de Palmela
- PUB -