25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita já tem 60% da população vacinada contra o vírus da gripe

Moita já tem 60% da população vacinada contra o vírus da gripe

Reunião da Protecção Civil revela aumento considerável de casos covid no concelho

 

- PUB -

A Comissão Municipal de Protecção Civil da Moita reuniu recentemente, durante uma sessão que teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, para analise à situação pandémica no município, que, segundo a autarquia, tem vindo a registar “um aumento considerável” do número de novos casos Covid-19.

Na mesma altura e além da informação sobre a evolução da pandemia, foram igualmente divulgados os números relativos à taxa de vacinação contra a gripe. “Além da alta taxa de cobertura da vacinação covid, o concelho da Moita está [também] no bom caminho na inoculação contra a gripe, com 59% da população vacinada” desde o início da campanha, à data do último dia 15.

Além do presidente da autarquia, Carlos Albino, estiveram ainda presentes nesta reunião o Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, assim como representantes dos Bombeiros Voluntários da Moita, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública. A estes juntaram-se ainda elementos da Autoridade Marítima, da Autoridade de Saúde do Município da Moita, o director do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, o Gabinete Técnico Florestal Barreiro-Moita e, ainda, todos os presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho.

- PUB -

Entretanto, na última semana e no âmbito da “Vacinação SNS Local”, a câmara informou que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) decidiu “alargar a possibilidade de vacinação contra a gripe nas farmácias também a pessoas com 60 ou mais anos”. Assim, todas as pessoas com esta idade “podem agora dirigir-se às farmácias aderentes do município, sem necessidade de prescrição médica, para que lhes seja administrada gratuitamente a vacina contra a gripe”.

 

Vacinação alargada a um maior número de farmácias

- PUB -

O município considera que “esta medida contribui para a vacinação de um conjunto mais alargado de pessoas incluídas em grupos prioritários para vacinação contra a gripe, definidos pela DGS”. No âmbito do protocolo anteriormente assinado, entre a autarquia e a Associação Nacional de Farmácias, mantém-se a vacinação gratuita de pessoas com mais de seis meses e menos de 60 anos, que tenham patologias crónicas.

A lista de farmácias aderentes foi, entretanto, actualizada e inclui agora, em Alhos Vedros, a Farmácia Tágide e a Farmácia D’Avó, na Quinta da Fonte da Prata, assim como as farmácias Gusmão e Portugal. Na Baixa da Banheira, os estabelecimentos aderentes incluem as farmácias Nunes, Parreira, Aliança, Aquémtejo, Nova Fátima e Cardoso.

Na Moita, o acordo contempla a Farmácia União Moitense e, no Vale da Amoreira, a Farmácia do Vale e a Farmácia Jordão Pedrosa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -