25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaEdifício da piscina de Alhos Vedros já tem estação meteorológica instalada

Edifício da piscina de Alhos Vedros já tem estação meteorológica instalada

Projecto pretende reforçar adaptação às alterações climáticas no território do concelho da Moita

 

- PUB -

O topo do edifício da Piscina Municipal de Alhos Vedros ganhou recentemente, a instalação de uma estação meteorológica, no âmbito do projecto da Área Metropolitana de Lisboa CLIMA.AML, referente à Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, no âmbito do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, enquadrado na tipologia de planos que visam reforçar a adaptação a estas mudanças a nível local.

A instalação do equipamento resulta da implementação do projecto, tanto no município moitense como nos restantes 17 concelhos que integram a AML, e que tem como objectivo a criação de “uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano”, com uma duração de 30 meses, até ao final do primeiro semestre de 2023.

O CLIMA.AML conta com um valor global de investimento de cerca de 193 mil euros, sendo cofinanciado a 85% pelos EEA Grants 2014-2021, e integra a instalação de um total de 18 estações e nove micro-sensores meteorológicos, para monitorizar em tempo real informações que permitam assegurar o registo em base de dados, com acesso livre e gratuito, através de uma plataforma online.

- PUB -

O referido sistema possibilita criar um sistema de aviso, na eventualidade de eventos extremos, assim como a realização de acções de formação sobre monitorização, adaptação às alterações climáticas e planeamento urbano, dirigidas aos técnicos municipais. Permite ainda a definição de metodologias de controle de indicadores climáticos no contexto dos planos e estratégias de adaptação às alterações climáticas, e das políticas locais de planeamento urbano em espaços onde se verifiquem “ilhas de calor urbano”.

De acordo com autarquia local, o projecto possibilita a produção de conteúdos formativos dirigidos à comunidade sobre as alterações climáticas, sendo um plano que “permitirá obter informação mais fidedigna para os processos de decisão”, relacionados com esta temática, ao nível do território da Moita e dos outros municípios que integram a AML.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -