12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFaleceu Leonel Coelho: “pai” da Feira do Livro de Alhos Vedros

Faleceu Leonel Coelho: “pai” da Feira do Livro de Alhos Vedros

Poeta e co-fundador da biblioteca da Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro completava 88 anos no próximo dia 27

 

- PUB -

Leonel Coelho, poeta e co-fundador da biblioteca da Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro, em Alhos Vedros, no concelho da Moita, faleceu na última terça-feira, com 87 anos de idade, numa “grande perda para a Cultura e para o Movimento Associativo” concelhio.

Tanto aquela Câmara Municipal como a Junta de Freguesia já manifestaram “o seu mais profundo pesar” pelo desaparecimento do dirigente associativo, apresentando as suas condolências à família do escritor, autor de uma dúzia de livros nos géneros de poesia, contos, ensaio e romance.

Nascido em 1933, na Beira Baixa, em Ortiga, no município de Mação, Leonel Eusébio Coelho colaborou na organização da primeira edição da feira do livro da vila alhosvedrense, que se realiza há mais de meio século.

- PUB -

Numa nota de pesar, publicada nas redes sociais, a Junta recorda que o “pai” deste evento cultural teve durante toda a sua vida, uma “constante […] participação activa no associativismo”, tendo sido ainda dinamizador e treinador de ténis de mesa na referida Academia, levando a modalidade até à primeira divisão.

O nome do lutador antifascista, fica também inscrito na vida autárquica e política local, e do distrito de Setúbal, enquanto “homem irreverente”, tendo sido candidato pelo PCTP-MRPP à presidência da autarquia moitense e a deputado da Assembleia da República.

Também o Núcleo Concelhio da Moita da União de Resistentes Antifascistas (URAP), manifestou os seus sentidos pêsames pela morte do ex-trabalhador da CUF, no Barreiro, onde trabalhou durante nove anos e fez parte, durante três mandatos, da Comissão Interna da empresa, como representante dos trabalhadores.

- PUB -

Após abandonar este cargo, Leonel Coelho começou a trabalhar como vendedor de rações para animais, profissão que desempenhou até à reforma.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -