19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAutarcas da Moita distribuem livros para reforçar fundos documentais nas bibliotecas escolares

Autarcas da Moita distribuem livros para reforçar fundos documentais nas bibliotecas escolares

Carlos Albino visitou espaços de leitura e conversou com professoras bibliotecárias sobre actuais necessidades

 

- PUB -

Para assinalar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, celebrado na última segunda-feira, o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, acompanhado do vereador António Carlos Pereira, efectuou diversas visitas aos estabelecimentos de ensino do município com vista a oferecer a estes equipamentos escolares, um conjunto de livros destinados à renovação dos fundos documentais já existentes.

Os eleitos, empossados recentemente, passaram pelas nove bibliotecas das escolas básicas n.º 2 e n.º 1 do Vale da Amoreira, e pelos estabelecimentos n.º 4, n.º 1, n.º 7 e n.º 6 da freguesia da Baixa da Banheira.

Além destas, o autarca moitense teve ainda a oportunidade de conversar com as coordenadoras destes espaços de leitura da Escola Básica de Alhos Vedros n.º 2 e n.º 1 da Moita, contactando também com as professoras bibliotecárias que ali exercem a sua actividade profissional, acerca das potencialidades e necessidades de cada escola, em particular, das suas bibliotecas.

Autarcas contactaram com funcionárias para ouvir necessidades
- PUB -

Este ano, segundo a autarquia, o investimento na aquisição de livros foi de 1.300 euros e inclui, entre outras publicações, a oferta de livros como “As Mais Belas Coisas do Mundo”, “Provérbios Perdidos com o Rabo de Fora”, “O Lobo que Viajava no Tempo, “Histórias com História” e “Este Livro vai Ajudar a Arrefecer este Planeta”, que sensibiliza os jovens sobre as questões das alterações climáticas.

Ao conjunto de obras entregues pelo presidente, juntam-se ainda as edições “A Toupeira que Queria Saber Quem lhe Tinha Feito Aquilo na Cabeça”, “Aquela Nuvem e Outras”, “O Jaime é uma Sereia” – de Jessica Love e vencedor do prémio BolognaRagazzi na categoria Opera Prima –, e “O Livro do Cérebro: Descobre o que vai na tua Cabeça”, escrito por Patrícia Correia e Ana Rita Fonseca.

Com ilustração de Carolina Antunes e Silva, pretende ajudar os mais pequenos a saberem como funciona e que influência têm os pequenos gestos que fzemos e as atitudes que temos diariamente, auxiliando os alunos sobre como o cérebro comunica com o resto do corpo.

- PUB -

Contributo para criação de hábitos de leitura

De acordo com o município, este “é mais um contributo da Câmara Municipal […] para a criação de hábitos de leitura, fundamentais para o desenvolvimento da criatividade, espírito crítico e cidadania das crianças e jovens” do concelho.

Recorde-se que a edilidade é responsável pelas bibliotecas escolares do 1.º ciclo a nível das obras, equipamento, tratamento técnico e renovação do fundo documental”, conforme estabelecido no acordo de cooperação assinado em 2006, entre este órgão autárquico e o Ministério da Educação.

Além de Carlos Albino, nesta acção municipal estiveram o presidente da Junta de Alhos Vedros, Artur Varandas e Fabrício Pereira, que preside agora à Junta de Freguesia da Moita.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta
- PUB -