2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAcção do ‘Laboratório de Contador de Histórias’ reúne 20 docentes

Acção do ‘Laboratório de Contador de Histórias’ reúne 20 docentes

Formação na Biblioteca da Moita juntou professores, encarregados de educação e animadores culturais

 

- PUB -

Iniciou-se no passado sábado, na Moita, nas instalações da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, a formação gratuita “Laboratório de Contador de Histórias”, ministrada por Rodolfo Castro, numa iniciativa promovida pela autarquia local.

A primeira sessão contou com a participação de duas dezenas de docentes, encarregados de educação e animadores culturais, permitindo a todos “reflectir e experimentar” – com elementos teóricos e prácticos –, sobre a forma como deve ser estimulado o desenvolvimento de habilidades de leitura e de contar histórias.

Com esta acção, os formandos puderam ainda obter outros conhecimentos, tais como “melhorar as formas de ler em voz alta e de narrar”, assim como “questionar as prácticas habituais de leitura e da narração de contos”.

- PUB -

No decorrer desta iniciativa, os participantes conheceram também alguns dados históricos sobre a leitura e a literatura infantil, os primeiros contos do mundo, o porquê da leitura em voz alta e as semelhanças existentes com a narração oral. Outros dos temas abordados no primeiro encontro foram o conceito de criança, a linguagem infantil e o desafio da literatura, para além das prácticas erradas e alguns conselhos a adoptar.

Ao longo do laboratório são ainda apresentados modelos de trabalho corporal, vocal, textual e expressivo, tendo como objectivo final “desenvolver actividades de leitura e narração oral”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -