22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Moita Escola Técnica Profissional da Moita completa 15 anos e é brindada com...

Escola Técnica Profissional da Moita completa 15 anos e é brindada com selo de garantia da qualidade

Distinção visa promover e monitorizar sistemas europeus de ensino e formação profissional

 

- PUB -

A Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) encontra-se a celebrar o seu 15.º aniversário, na mesma altura em que recebeu como presente o selo de garantia da qualidade nas áreas da educação e formação profissional, atribuído pelo European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training (EQAVET), estabelecido por recomendação do Parlamento.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional em causa aposta numa “competitividade saudável, da justiça social e da resiliência”, sendo um instrumento que visa promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional (EFP).

O EQAVET salienta ainda “o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível dos sistemas e dos operadores EFP, atribuindo um papel “determinante à auto-avaliação sistemática” e compreende mecanismos de avaliação interna e externa, definidos por cada Estado-Membro.

- PUB -

A data é encarada pela escola como “um dia muito especial” e a direcção do estabelecimento de ensino, recorda que há 15 anos atrás, o equipamento “recebeu os seus primeiros alunos, os primeiros elementos da nova equipa [e] as primeiras famílias e parceiros” da instituição.

“A todos os que fizeram parte, a todos os que fazem e a todos os que ainda farão parte integrante deste nosso projeto, sintam orgulho”, lembra a ETPM. Orgulho em “traçar um caminho de sucesso que constrói vidas e forma os jovens, tornando-os cidadãos ativos, responsáveis e autónomos que apostam nas suas competências e que seguem os seus objetivos”, destaca.

- PUB -

“Sentir que, convosco, tudo começou e que continua a crescer, cada vez mais e melhor, rumo aos vários êxitos, perante os desafios e obstáculos com que todos nos deparámos sem os quais não seria a mesma coisa”, acrescenta a direcção, que diz estar orgulhosa em “contribuir para a qualidade do ensino profissional” na região.

“15 anos a crescer convosco”

Aos alunos, famílias, equipa e parceiros, a ETPM relembra que a “exigência destes desafios espelha o compromisso que temos com um ensino de qualidade e, mais do que isso, com a contribuição para uma sociedade livre e justa, através da formação e desenvolvimento de competências transversais a qualquer área de intervenção”.

O estabelecimento considera que os seus alunos “são uma fonte de inspiração e motivação para querermos ir sempre mais além [e] para apostarmos no futuro”, realçando a importância do papel das famílias na colaboração de uma comunidade educativa “cada vez mais activa, dinâmica e participativa”. Aos parceiros, a instituição ergue “o prémio do sucesso dos nossos jovens [e] da nossa escola”.

“Congratulamos [ainda] o empenho do tecido empresarial e instituições, na formação dos nossos alunos e no apoio às aprendizagens que tendem a estar cada vez mais de acordo com a evolução do mercado de trabalho”, refere a ETPM, que afirma que sua equipa de trabalho está “mais forte que nunca”, constituindo” uma forma de estar e de fazer aprender única e peculiar cujos efeitos estão na nossa maneira de ser”.

“Celebramos 15 anos de histórias de vida com sentido, comprometidos com um ensino de qualidade para todos”, considerando que este período “foi, e continuará a ser, um caminho exigente, mas com impactos significativos nas nossas vidas e dos nossos jovens”. Em suma, são “15 anos a crescer convosco e a aprender”, conclui a instituição.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -