20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaPlano de Desenvolvimento Cultural promove cooperação, planeamento e coordenação

Plano de Desenvolvimento Cultural promove cooperação, planeamento e coordenação

Cem agentes culturais assistiram à apresentação do documento no Fórum da Baixa da Banheira. Encontro contou com participação de 55 entidades

 

- PUB -

A autarquia moitense deu a conhecer na manhã do último sábado, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na freguesia da Baixa da Banheira, o Plano de Desenvolvimento Cultural do Município da Moita, perante uma plateia composta por mais de uma centena de agentes culturais e cidadãos do concelho que estão comprometidos com a cultura.

Durante a sessão, o presidente da edilidade, Rui Garcia, considerou que neste documento “está expresso o que se faz no concelho e o que se quer fazer num futuro próximo” neste âmbito, e que terá como protagonistas “os criadores, artistas, investigadores, associativistas e as instituições que trabalham no concelho, a criar, produzir, a preservar e a divulgar a cultura”.

O plano em causa tem como principal missão “promover a cooperação, planeamento e coordenação, sistematizando um processo de acção global e integrada, concretizando de forma coerente, a participação dos diferentes actores sociais referidos directa ou indirectamente à práctica cultural” do município. O objectivo passa por integrar, concertar e comprometer todos os agentes culturais concelhios.

- PUB -

De acordo com a Câmara Municipal, o processo de construção deste plano contou com a participação de 55 entidades e cerca de 300 participantes, em diferentes momentos de auscultação e diálogo.

Segundo este plano, a intervenção para o desenvolvimento cultural “deverá permitir a valorização das experiências culturais, desde as quotidianas às especializadas”, criando condições para que seja “vividas e apropriadas”, e fomentem as condições ao seu exercício livre, criador e consciente, alimentando de forma recíproca “o indivíduo e a sociedade”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -