20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaPlano de Desenvolvimento Cultural promove cooperação, planeamento e coordenação

Plano de Desenvolvimento Cultural promove cooperação, planeamento e coordenação

Cem agentes culturais assistiram à apresentação do documento no Fórum da Baixa da Banheira. Encontro contou com participação de 55 entidades

 

- PUB -

A autarquia moitense deu a conhecer na manhã do último sábado, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na freguesia da Baixa da Banheira, o Plano de Desenvolvimento Cultural do Município da Moita, perante uma plateia composta por mais de uma centena de agentes culturais e cidadãos do concelho que estão comprometidos com a cultura.

Durante a sessão, o presidente da edilidade, Rui Garcia, considerou que neste documento “está expresso o que se faz no concelho e o que se quer fazer num futuro próximo” neste âmbito, e que terá como protagonistas “os criadores, artistas, investigadores, associativistas e as instituições que trabalham no concelho, a criar, produzir, a preservar e a divulgar a cultura”.

O plano em causa tem como principal missão “promover a cooperação, planeamento e coordenação, sistematizando um processo de acção global e integrada, concretizando de forma coerente, a participação dos diferentes actores sociais referidos directa ou indirectamente à práctica cultural” do município. O objectivo passa por integrar, concertar e comprometer todos os agentes culturais concelhios.

- PUB -

De acordo com a Câmara Municipal, o processo de construção deste plano contou com a participação de 55 entidades e cerca de 300 participantes, em diferentes momentos de auscultação e diálogo.

Segundo este plano, a intervenção para o desenvolvimento cultural “deverá permitir a valorização das experiências culturais, desde as quotidianas às especializadas”, criando condições para que seja “vividas e apropriadas”, e fomentem as condições ao seu exercício livre, criador e consciente, alimentando de forma recíproca “o indivíduo e a sociedade”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -