18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Município celebra acordo com Amarsul para recolha de biorresíduos

Município celebra acordo com Amarsul para recolha de biorresíduos

Projecto-piloto avança em breve em algumas freguesias rurais do concelho da Moita

 

- PUB -

A Câmara da Moita aprovou recentemente, por unanimidade, a minuta do protocolo de colaboração a celebrar com a Amarsul, para a recolha selectiva de biorresíduos no concelho. De acordo com a autarquia, o projecto que será implementado em algumas áreas do município, surge na sequência da aprovação da candidatura daquela edilidade ao Programa Operacional Sustentatbilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Neste âmbito, o protocolo estabelece que a empresa de referência no sector ambiental na região da península de Setúbal, ficará responsável por “receber, caracterizar e proceder ao tratamento e valorização dos biorresíduos, que serão recolhidos, transportados e entregues pelo município”.

Recorde-se que estes consistem numa fracção dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis, onde estão incluídos os resíduos biodegradáveis de jardins, alimentares e de cozinha das habitações, assim como os que são oriundos de cantinas e restaurantes.

- PUB -

O projecto-piloto de recolha porta-a-porta, vai avançar inicialmente em habitações unifamiliares, localizadas nas zonas urbanas das freguesias de Alhos Vedros [Arroteias], Moita [Chão Duro], Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos.

Segundo a autarquia local, os moradores abrangidos na primeira fase do projecto “serão contactados pela Câmara Municipal”, para a entrega dos contentores apropriados e onde deverão ser depositados os biorresíduos, tais como resíduos de jardins ou restos de comida. A entrega dos contadores, adianta o município, será “efectuada por técnicos de uma empresa na área do ambiente, que explicarão como se deve proceder”. Quando forem entregues em cada moradia, a recolha dos equipamentos será assegurada pela Câmara, duas vezes por semana e em dias e horários a anunciar posteriormente.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -