28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaMunicípio celebra acordo com Amarsul para recolha de biorresíduos

Município celebra acordo com Amarsul para recolha de biorresíduos

Projecto-piloto avança em breve em algumas freguesias rurais do concelho da Moita

 

- PUB -

A Câmara da Moita aprovou recentemente, por unanimidade, a minuta do protocolo de colaboração a celebrar com a Amarsul, para a recolha selectiva de biorresíduos no concelho. De acordo com a autarquia, o projecto que será implementado em algumas áreas do município, surge na sequência da aprovação da candidatura daquela edilidade ao Programa Operacional Sustentatbilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Neste âmbito, o protocolo estabelece que a empresa de referência no sector ambiental na região da península de Setúbal, ficará responsável por “receber, caracterizar e proceder ao tratamento e valorização dos biorresíduos, que serão recolhidos, transportados e entregues pelo município”.

Recorde-se que estes consistem numa fracção dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis, onde estão incluídos os resíduos biodegradáveis de jardins, alimentares e de cozinha das habitações, assim como os que são oriundos de cantinas e restaurantes.

- PUB -

O projecto-piloto de recolha porta-a-porta, vai avançar inicialmente em habitações unifamiliares, localizadas nas zonas urbanas das freguesias de Alhos Vedros [Arroteias], Moita [Chão Duro], Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos.

Segundo a autarquia local, os moradores abrangidos na primeira fase do projecto “serão contactados pela Câmara Municipal”, para a entrega dos contentores apropriados e onde deverão ser depositados os biorresíduos, tais como resíduos de jardins ou restos de comida. A entrega dos contadores, adianta o município, será “efectuada por técnicos de uma empresa na área do ambiente, que explicarão como se deve proceder”. Quando forem entregues em cada moradia, a recolha dos equipamentos será assegurada pela Câmara, duas vezes por semana e em dias e horários a anunciar posteriormente.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -