29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaComemorações em honra de N.ª Sra. da Boa Viagem trazem concertos à...

Comemorações em honra de N.ª Sra. da Boa Viagem trazem concertos à Moita

Xutos & Pontapés abrem festividades, que decorrem entre os próximos dias 10 e 18, dentro do recinto do mercado mensal

 

- PUB -

À semelhança do ano passado, as comemorações em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se assinalam na Moita entre os próximos dias 10 e 18, voltam a acontecer em ambiente de pandemia e a ficarem marcadas pelas diversas restrições da Direcção-Geral de Saúde, no que respeita à prevenção da Covid-19. No entanto e para assinalar este evento junto da população do concelho e de quem visita o município, a Comissão Coordenadora das Festas, que “não se realizam” nos moldes habituais, decidiu preparar um conjunto de iniciativas que vão animar a vila durante este período.

Rui Garcia, presidente da autarquia moitense, considera que “apesar do optimismo que a extensiva campanha de vacinação […] já nos pode dar, ainda é necessária muita prudência na realização de eventos que impliquem uma grande aglomeração de pessoas”, com “a adopção de todas as medidas que garantam a necessária segurança”, quer dos visitantes como dos participantes destas comemorações. Já para a Comissão de Festas, é fundamental “impedir que o vazio preencha as nossas vidas”, daí a necessidade em dar “mais alegria e ânimo” às gentes da terra.

“Não esqueceremos aquilo que são as nossas tradições e, infelizmente, não podemos largar toiros na rua”, lembra a comissão. Por este motivo, não será possível “fazer a nossa grandiosa Procissão com todo o seu esplendor”, assim como o baile popular, a Tarde do Fogareiro, o habitual Festival de Folclore e contar com a presença dos feirantes. “Esperemos que para o ano já seja possível e que tudo volte à normalidade”, afirmam os responsáveis, acreditando que, com toda a certeza, acontecerá “uma Festa da Moita com respeito pelas suas tradições, modernidade e grandiosidade”.

- PUB -

 

Montras, varandas e janelas enfeitadas

Neste âmbito, os festejos deste ano vão contar com diversos concertos, um pequeno arraial na Praça da República e os barcos tradicionais engalanados para receber a padroeira da vila, no decorrer da procissão, cujo andor voltará a circular, sem paragens, em algumas artérias da freguesia.

- PUB -
O concerto dos Xutos & Pontapés está marcado para dia 10, às 22h00, no recinto do mercado mensal da Moita

Durante os dias da celebração, as montras, varandas e janelas da vila estarão devidamente enfeitadas pelos seus proprietários, sendo os visitantes brindados com exposições na Avenida Dr. Teófilo Braga – “Os Toiros estão na Rua” – e na Praça da República – “Estamos de volta # Somos Moita”.

De acordo com a programação, o primeiro dia das comemorações será preenchido com uma salva de morteiros e o acender do Arraial (10h00), sendo a noite marcada, a partir das 22h00, por um concerto dos Xutos & Pontapés no recinto do mercado mensal. O acesso será feito mediante a apresentação de bilhete (que será distribuído gratuitamente), e com entrada permitida apenas a pessoas com certificado de vacinação ou com testes à Covid-19, realizados nas últimas 24 horas. O uso de máscara é também obrigatório.

No dia 11, o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jacente fará três voltas à vila, às 9, 16 e 18h00, e à noite, pelas 22h00, o recinto do mercado recebe um concerto do cantor Syro. A música prossegue a 13, com Paulo Flores, Quim Barreiros, no dia 17, e com o fadista Ricardo Ribeiro, que encerra as festividades, sempre no mesmo horário.

No decorrer dos festejos, o Dia do Município será celebrado a 14 de Setembro, pelas 17h30, com a cerimónia pública de atribuição das Medalhas de Honra e de Mérito Municipal, como é habitual, na Praça da República.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -