22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaBiblioteca do Vale da Amoreira celebra amanhã 31.º aniversário

Biblioteca do Vale da Amoreira celebra amanhã 31.º aniversário

Equipamento inaugurado em 1990 assinala data com iniciativas online e presenciais

 

- PUB -

A Câmara da Moita assinala esta quinta-feira, o 31.º aniversário da Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, com iniciativas que estão a decorrer desde o último dia 2 até ao próximo sábado. O equipamento, recorde-se, foi inaugurado nesta localidade do concelho em 1990, naquela que foi a primeira biblioteca pública do território com instalações próprias.

A programação festiva, dirigida a públicos de todas as idades, incluem actividades nas escolas, para além de eventos nas redes sociais do município, tais como “A Poesia Continua”. Para além destes, as comemorações contemplam a realização de acções presenciais, como o Workshop de Movimento Expressivo para Crianças e “A Bicicleta: Uma Verdadeira Princesa!”, pela actriz e contadora de histórias Paula Farinhas, numa actividade para crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Esta quarta-feira, pelas 20h00, o programa inclui a acção “Leituras Partilhadas”, seguindo-se, uma hora depois, a apresentação do livro “Gente do Vale”, com textos de Rui Catalão e fotografias de Patrícia Almeida, nas instalações da Escola Secundária da Baixa da Banheira, assim como as “Histórias de Colinho” para as crianças do pré-escolar. Pelas 21h30, terá ainda lugar a abertura da mostra fotográfica de Geicibel Correia e um momento musical com os músicos Paulo Duarte e Maslow.

- PUB -

Nesta quinta-feira – data em que se assinala o Dia de Portugal –, as comemorações dos 31 anos de vida daquela biblioteca incluem também, no espaço exterior junto a este equipamento do Vale da Amoreira, a partir das 15h00, a realização do espectáculo “Corre, Corre Cabacinha!…” pelo Teatro Papa Léguas, num evento recheado de canções que, além da antiga história, “relembra algumas lengalengas, trava-línguas e “pedaços da vida” de memórias que a todos pertencem”.

De acordo com o município moitense, pelas 16h00 e no mesmo espaço, será igualmente apresentado o RAP “A Biblioteca é Fixe”, pelas crianças que participam no projecto Liga dos Livros do Vale da Amoreira, responsáveis pela escrita criativa da letra, com música de Azaiaz.

As celebrações – que estão a decorrer de acordo com as normas estabelecidas pela Direcção-Geral de Saúde, em espaços ventilados e com uso obrigatório de máscara –, chegam ao fim no próximo sábado. A partir das 11h00, aquela biblioteca acolhe teatro para bebés, com idades entre um a três anos, com a peça “A Que Sabe a Lua?”, pelo grupo Aquarela Mágica.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -