26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaParque infantil “Boa Viagem” exalta tradições na Moita

Parque infantil “Boa Viagem” exalta tradições na Moita

Espaço de jogo e recreio nasce no interior de Parque Municipal no Dia da Criança. Autarquia investe mais de 158 mil euros em novo equipamento

Foi inaugurado ao final da tarde desta terça-feira o novo espaço infantil denominado “Boa Viagem”, localizado numa zona central do Parque Municipal da Moita, na mesma data em que se celebrou o Dia da Criança. O equipamento, instalado numa área de 600 metros quadrados, entre as entradas da Rua General Humberto Delgado e a zona envolvente à Praça de Touros, foi projectado pela autarquia local para ser utilizado por crianças e jovens adolescentes.

- PUB -

Em declarações a O SETUBALENSE, Rui Garcia, presidente do município, explicou que esta nova área tem por objectivo “alargar a que já existia anteriormente no local, – que era mais pequena –, no sentido de criar um local ajustado porque era muito frequentado e o espaço já era pequeno”.

“Também quisemos que fosse inovador”, adiantou, acrescentando que os brinquedos utilizados foram “pensados e desenhados especificamente para representar a terra e as tradições da região”.

No novo parque, além da existência de um brinquedo representativo do varino “O Boa Viagem” – numa torre multifunções –, existe ainda um touro e os típicos borladeros das largadas realizadas naquele concelho, a par de um outro alusivo às árvores existente nas Avenida Dr. Teófilo Braga e uma cobertura azul que reproduz o azul do rio.

- PUB -

Com um investimento da edilidade superior a 158 mil euros, o novo espaço “acaba por ser mais atractivo para os miúdos e mais aliciante” por “não ser igual a todos os outros” e incluir brinquedos que, de alguma forma, relacionam-se mais com aquilo que “as crianças vão adquirindo à medida que vão crescendo e é aqui que encontram uma réplica dessas vivências”, afirmou o autarca.

O equipamento, que a partir de agora passa a ser mais um motivo de visita da população da vila àquela zona verde do concelho, é também “um parque inclusivo, na medida em que está tudo adaptado e pensado para crianças com qualquer tipo de mobilidade”, frisou Rui Garcia, podendo usufruírem em pleno desta área do parque municipal.

“Esta não é a nossa primeira instalação de outro tipo de brinquedos”, acrescentou o edil, afirmando que “hoje em dia já vão existindo” espaços que recorrem “à electrónica e a formas mais tecnológicas”.

- PUB -

Também os jovens moitenses passam a poder contar, no local, com “um espaço para actividades mais radicais, como o skate aéreo e estruturas de trepar e baloiçar”, numa zona de recreio que visa privilegiar a partilha intergeracional e familiar, em harmonia com aquele parque.

Regresso da pequenada em tempo de desconfinamento

Rui Garcia considera ainda ter “confiança” em relação ao regresso dos mais pequenos a este tipo de espaços, em tempo de desconfinamento, “embora seja prematuro pensar-se, e muito menos agir-se, como se a pandemia estivesse ultrapassada”, disse. O autarca afirma ser evidente a todos que “não está e é algo com que vamos ter que conviver”, mantendo “adaptações na vida, provavelmente, durante muito tempo”.

“O esforço que está a ser feito, e acho que as condições vão sendo criadas em todo o país para que isso aconteça, é que se possa ter uma aproximação àquilo que é já a vida normal, ainda que tenhamos que andar com as máscaras, manter algum distanciamento, porque são coisas que vão continuar connosco muito tempo”, destacou.

No entanto, o autarca sublinha que “as crianças não podem deixar de brincar, os jovens não podem deixar de crescer e a economia também não pode deixar de funcionar, por isso, é importante que se retome esta normalidade, apesar da situação continuar a suscitar os devidos cuidados”. “Sabemos que, na região da Grande Lisboa, os números estão a aumentar e o concelho da Moita também tem acompanhado esse aumento, […] pelo que é preciso muita atenção”, alerta.

Este ano, ainda não foi possível realizar as actividades habituais que caracterizam a comemoração daquela data, no entanto, o autarca espera que em 2022 possa voltar a ser assinalado o Dia da Criança “como é tradicional”.

Eleitos visitam escolas e oferecem lembranças

No mesmo dia, tanto o presidente como os vereadores da autarquia, assim como os eleitos das juntas de freguesia, visitaram ainda as escolas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas, bem como diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social, para oferecerem “uma lembrança” e lembrarem “a importância de garantir e reforçar os direitos da criança”.

No âmbito destas comemorações, os alunos da Escola Básica do Gaio tiveram ainda a oportunidade de assistir ao espectáculo de teatro visual e palhaço “Kontrol”, pela companhia belga Krak, numa iniciativa inserida na programação do Festival Semente – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -