22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Moita Parque infantil “Boa Viagem” exalta tradições na Moita

Parque infantil “Boa Viagem” exalta tradições na Moita

Espaço de jogo e recreio nasce no interior de Parque Municipal no Dia da Criança. Autarquia investe mais de 158 mil euros em novo equipamento

Foi inaugurado ao final da tarde desta terça-feira o novo espaço infantil denominado “Boa Viagem”, localizado numa zona central do Parque Municipal da Moita, na mesma data em que se celebrou o Dia da Criança. O equipamento, instalado numa área de 600 metros quadrados, entre as entradas da Rua General Humberto Delgado e a zona envolvente à Praça de Touros, foi projectado pela autarquia local para ser utilizado por crianças e jovens adolescentes.

- PUB -

Em declarações a O SETUBALENSE, Rui Garcia, presidente do município, explicou que esta nova área tem por objectivo “alargar a que já existia anteriormente no local, – que era mais pequena –, no sentido de criar um local ajustado porque era muito frequentado e o espaço já era pequeno”.

“Também quisemos que fosse inovador”, adiantou, acrescentando que os brinquedos utilizados foram “pensados e desenhados especificamente para representar a terra e as tradições da região”.

- PUB -

No novo parque, além da existência de um brinquedo representativo do varino “O Boa Viagem” – numa torre multifunções –, existe ainda um touro e os típicos borladeros das largadas realizadas naquele concelho, a par de um outro alusivo às árvores existente nas Avenida Dr. Teófilo Braga e uma cobertura azul que reproduz o azul do rio.

Com um investimento da edilidade superior a 158 mil euros, o novo espaço “acaba por ser mais atractivo para os miúdos e mais aliciante” por “não ser igual a todos os outros” e incluir brinquedos que, de alguma forma, relacionam-se mais com aquilo que “as crianças vão adquirindo à medida que vão crescendo e é aqui que encontram uma réplica dessas vivências”, afirmou o autarca.

O equipamento, que a partir de agora passa a ser mais um motivo de visita da população da vila àquela zona verde do concelho, é também “um parque inclusivo, na medida em que está tudo adaptado e pensado para crianças com qualquer tipo de mobilidade”, frisou Rui Garcia, podendo usufruírem em pleno desta área do parque municipal.

- PUB -

“Esta não é a nossa primeira instalação de outro tipo de brinquedos”, acrescentou o edil, afirmando que “hoje em dia já vão existindo” espaços que recorrem “à electrónica e a formas mais tecnológicas”.

Também os jovens moitenses passam a poder contar, no local, com “um espaço para actividades mais radicais, como o skate aéreo e estruturas de trepar e baloiçar”, numa zona de recreio que visa privilegiar a partilha intergeracional e familiar, em harmonia com aquele parque.

Regresso da pequenada em tempo de desconfinamento

Rui Garcia considera ainda ter “confiança” em relação ao regresso dos mais pequenos a este tipo de espaços, em tempo de desconfinamento, “embora seja prematuro pensar-se, e muito menos agir-se, como se a pandemia estivesse ultrapassada”, disse. O autarca afirma ser evidente a todos que “não está e é algo com que vamos ter que conviver”, mantendo “adaptações na vida, provavelmente, durante muito tempo”.

“O esforço que está a ser feito, e acho que as condições vão sendo criadas em todo o país para que isso aconteça, é que se possa ter uma aproximação àquilo que é já a vida normal, ainda que tenhamos que andar com as máscaras, manter algum distanciamento, porque são coisas que vão continuar connosco muito tempo”, destacou.

No entanto, o autarca sublinha que “as crianças não podem deixar de brincar, os jovens não podem deixar de crescer e a economia também não pode deixar de funcionar, por isso, é importante que se retome esta normalidade, apesar da situação continuar a suscitar os devidos cuidados”. “Sabemos que, na região da Grande Lisboa, os números estão a aumentar e o concelho da Moita também tem acompanhado esse aumento, […] pelo que é preciso muita atenção”, alerta.

Este ano, ainda não foi possível realizar as actividades habituais que caracterizam a comemoração daquela data, no entanto, o autarca espera que em 2022 possa voltar a ser assinalado o Dia da Criança “como é tradicional”.

Eleitos visitam escolas e oferecem lembranças

No mesmo dia, tanto o presidente como os vereadores da autarquia, assim como os eleitos das juntas de freguesia, visitaram ainda as escolas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas, bem como diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social, para oferecerem “uma lembrança” e lembrarem “a importância de garantir e reforçar os direitos da criança”.

No âmbito destas comemorações, os alunos da Escola Básica do Gaio tiveram ainda a oportunidade de assistir ao espectáculo de teatro visual e palhaço “Kontrol”, pela companhia belga Krak, numa iniciativa inserida na programação do Festival Semente – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -