10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Quinzena da Juventude ‘Tá a rolar’ online até 11 de Abril na...

Quinzena da Juventude ‘Tá a rolar’ online até 11 de Abril na Moita

Programação deste ano foi adaptada ao actual contexto da pandemia

Arrancou ontem no concelho da Moita mais uma edição da Quinzena da Juventude, num evento que promete voltar a animar os jovens do concelho, este ano, com uma programação diferente e maioritariamente online, adaptada ao actual contexto da pandemia covid-19. “A força, resiliência e capacidade de adaptação e reinvenção da juventude”, sublinha a autarquia local, estão na base da apresentação do trabalho realizado pelos jovens, de modo a “transmitir alguma alegria e ânimo” e “sempre de forma segura”, acrescenta, sendo sempre respeitadas todas as regras da Direcção-Geral de Saúde.

- PUB -

Em 2021, a programação prevista inclui várias manifestações culturais, onde estão incluídas teatro, acções de sensibilização, música, graffiti e arte urbana – com o projecto “Identitário”, que pretende homenagear e representar identidades culturais presentes no Vale da Amoreira –, bem como desporto, além de uma exposição de pintura de Fábio Ferro, sobre a luz e a sua influência na criação da obra, tanto do ponto de vista temático como do olhar de cada espectador, e que estará patente entre os dias 30 e 10 de Abril, na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros.

A quinzena, que se estende até ao próximo dia 24, arrancou na plataforma digital Zoom, com a acção de sensibilização “Geração Igual”, sobre a violência no namoro e destinada a estudantes dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, numa iniciativa organizada pelo município e a Casa Qui – Associação de Solidariedade Social. A próxima reflexão está prevista para dia 28, na rede social Facebook, no âmbito da campanha “Sexismo: Repare Nele, Fale Dele, Acabe com Ele!”, promovida pelo Projecto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo e que tem por objectivo abordar e discutir várias questões ligadas a esta temática junto dos mais jovens.

Em data, hora e local a anunciar, os artistas concelhios Indian Man e Los Bagoneros vão dar música à juventude, no entanto, a população terá de manter-se em casa e ir à janela para fazer “muito barulho” à passagem do “Warm Up Festival Liberdade 2021”. A nível musical, a câmara desafia ainda a população a conhecer o estúdio comunitário do Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, no âmbito do projecto Sons.Ritmos.Cores – Cultura para Todos, destinado a maiores de 14 anos.

- PUB -

Concerto itinerante anima população

Promovido pela Associação Movimento Organizado Cultural e Artístico (AMOCA), a população está igualmente convidada a assistir à Art’Drop – Graffiti. “Fica atento e mantém a distância porque eles vão andar à solta”, alerta a autarquia, que vai ainda promover neste âmbito um concerto itinerante com o mesmo nome. “Se ouvires música vem à janela porque… estão a tocar para ti!”, sublinha.

Da programação faz ainda parte a apresentação do livro “As Mais Estranhas Estórias”, composto por ficções baseadas nas peças da Companhia Mefisteatro, onde será possível conhecer guiões, processo criativo, entrevistas, desenhos e fotografias dos espectáculos daquela companhia. Incluída está também a exibição do filme “Dr. Jerónimo”.

- PUB -

A realização da “Projectas Projectos?”, uma Oficina de Produção, Gestão e Divulgação de Projectos, que prevê a divulgação de inúmeras ferramentas para que os jovens possam adequar aquilo que têm previsto produzir, e a iniciativa “SPORT4LIFE”, com o habitual passeio de bicicleta pelo concelho e a criação, durante a tarde, de uma horta urbana no Palacete da Quinta Fonte da Prata, completam o programa deste ano daquela Quinzena da Juventude.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -