21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita dá continuidade a mais de 50 acções e projecto do Serviço...

Moita dá continuidade a mais de 50 acções e projecto do Serviço Educativo Municipal

Muitos dos eventos que decorriam de forma presencial ocorrem agora online

 

- PUB -

O Serviço Educativo Municipal da Moita continua a desenvolver um conjunto de actividades, dirigidas a diversos públicos, com o objectivo de “estimular a criatividade, a literacia, a partilha intergeracional e multicultural”, bem como a participação e a inclusão da população em mais de meia centena de acções e projectos que são dinamizados anualmente naquele concelho.

Considerando a actual situação de pandemia, o município viu-se obrigado a adaptar muitos destes eventos às regras da Direcção-Geral de Saúde, com excepção daqueles que, pela sua natureza, não podem ser realizados. “Muitas das actividades que oferecemos neste ano lectivo, embora preferencialmente presenciais, podem ser adaptadas ao formato online conforme os planos de contigência de cada Agrupamento de Escolas”, adianta o município, tendo e conta o evoluir da crise pandémica.

“Fruto de um vasto trabalho dos serviços municipais, contemplando todas as regras de protecção da saúde pública, a autarquia vai continuar a dinamizar actividades junto da comunidade educativa e do público em geral”, informa o município, que, apesar dos actuais constrangimentos, considera que “o ensino, a cultura e o desporto têm de fazer parte da nossa vida e do nosso dia-a-dia”.

- PUB -

A nível ambiental, a câmara destaca a realização, até ao mês de Junho, do projecto “Agricultura Biológica e Compostagem na Escola”, do jogo “À Descoberta do Ambiente”, entre Janeiro e Junho, numa espécie de jogo da glória realizado num tapete gigante, onde é abordada, entre outros, a separação dos resíduos, para além do mini-campeonato “Energy Game II”, um jogo de computador de cariz lúdico e pedagógico entre os elementos de cada turma, com equipas formadas pelo máximo de oito elementos, que permite “de uma forma apelativa e inovadora, sensibilizar os jogadores para a questão da eficiência energética”, acrescenta.

Paralelamente e em tempo de confinamento, a autarquia continua a promover o curso “Mãos à Horta”, criado com o objectivo de fomentar as práticas ecológicas junto dos munícipes, com um quintal ou outro acesso à terra, podendo os participantes recorrer às hortas feitas em varandas ou terraços. Desde Janeiro e devido à crise sanitária, este curso tem vindo a ser realizado de modo virtual, sendo emitido através do canal de Youtube do município, com as filmagens a decorrerem no viveiro municipal.

Ao nível das bibliotecas, o serviço educativo continua a promover acções como Escolas a Ler, Em Maré de Poesia, Conversas de Abril, Biblioteca Viva, Histórias de Colinho, Histórias Soltas e Loucas, Sábados a Ler em Família, entre outras, conforme o estabelecido em relação às limitações impostas pela pandemia covid-19.

Assegurar conhecimento do património concelhio

- PUB -

No âmbito do património concelhio, o serviço educativo municipal assegura ainda o conhecimento da história local, da flora e da fauna do estuário do Tejo, através da educação ambiental e patrimonial e do estudo e da contemplação da paisagem, com o Sítio das Marinhas – Centro de Educação Ambiental, entre Abril e Junho e nos meses de Setembro e Outubro, ou no conhecimento das artes tradicionais de construção em madeira, com o Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, em Maio e Junho.

De acordo com o Plano de Contingência de cada Agrupamento de Escolas, são ainda efectuadas com regularidade e mediante as limitações que possam ocorrer, diversas visitas, nomeadamente ao Moinho de Maré da Azenha, em Alhos Vedros, e ao património religioso existente naquele território.

Neste sentido, a câmara possibilita ainda a promoção do conhecimento do património arqueológico existente, na sua diversidade, seja de forma presencial ou via online.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -