3 Outubro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaConcluído monumento que homenageia escritora e antifascista Maria Lamas

Concluído monumento que homenageia escritora e antifascista Maria Lamas

Caravela d’Ideias presta homenagem com apoio das autarquias locais

 

- PUB -

A Caravela d’Ideias – Associação das Mulheres de Alhos Vedros, no concelho da Moita, informou que está concluído o monumento à escritora e antifascista Maria Lamas, após “alguns anos de constante perseverança e trabalho”, por uma mulher que “sempre lutou pela emancipação das mulheres portuguesas”, sendo “As Mulheres do Meu País” a sua obra de referência.

Segundo aquela associação, neste monumento “cheio de simplicidade, mas com muito significado”, em cada um dos seus quatro módulos/bancos, podem ler-se algumas frases da escritora, que traduzem a sua postura social e política, e na parte central, uma caneta que simboliza a palavra escrita.

Instalado na Avenida Humberto Delgado, na mesma freguesia, junto à creche “O Charlot”, o monumento tornou-se realidade através do “apoio incondicional” das figuras femininas que sempre acompanharam, tanto a Comissão das Mulheres de Alhos Vedros como, posteriormente, a associação Caravela d’Ideias.

- PUB -

Fundamentais foram ainda os apoios logísticos da junta liderada pela presidente Eli Rodrigues e da Câmara Municipal da Moita, tendo a associação se orgulhado por ter contribuído com este monumento para o engrandecimento do património cultural da freguesia, esperando agora que a população o saiba “usufruir e preservar”.

De acordo com nota divulgada por aquela associação, a inauguração do monumento vai acontecer em data a divulgar dado que, nesta altura e devido à pandemia, tal momento ainda não poderá ser possível concretizar. Todavia, a Caravela d’Ideias convida a população a visitar esta memória à vida e obra da escritora.

A informação, avançada na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, acontece na mesma altura em que o presidente daquele município, Rui Garcia, emitiu uma nota onde realça a importância da igualdade de direitos. O autarca moitense destaca que estas comemorações coincidem com um momento “vivido em circunstâncias difíceis, em resultado da pandemia e da crise económica e social que lhe está associada”, tendo sublinhado que se torna evidente “a importância deste dia” e do tema da igualdade de direitos entre homens e mulheres e “o combate a todo o tipo de discriminação entre sexos”, assinala.

- PUB -

“No nosso município há mais trabalhadoras que trabalhadores”

“É reconhecido que em períodos de crise são, em regra, as mulheres as primeiras e as que mais duramente são atingidas, até porque são elas que assumem o principal papel como cuidadoras, quer das crianças, quer dos idosos”, realça. Para o presidente, a situação actual “só vem agravar as discriminações que persistem, mesmo sem crise”, nomeadamente, desigualdades no âmbito salarial, no acesso a cargos de direcção, em geral na sociedade e na repartição de responsabilidades e tarefas na vida familiar”.

Rui Garcia lembra ainda que “são as mulheres as principais vítimas de violência doméstica, realidade que continua a ter uma expressão terrível, designadamente no nosso país, e que urge repudiar, combater, eliminar”. O responsável camarário defende igualmente que no município a que preside, e na Administração Pública em geral, a “situação é, apesar de continuarem a existir desigualdades, bastante melhor”, com os salários praticados a serem iguais, ao contrário do sector privado. “No nosso município, há mais trabalhadoras que trabalhadores, há mais mulheres em cargos dirigentes e há, em geral, uma prática de igualdade total entre homens e mulheres”, frisou na mensagem dirigida à população.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Criança cai de quarto andar de prédio na Quinta do Conde

Vítima de 12 anos está em estado grave no Hospital de Santa Maria

Discurso de A Garota Não nos Globos de Ouro faz furor

Público aplaudiu palavras da artista sadina numa noite também marcada pela atribuição de um galardão aos almadenses Da Weasel
- PUB -