29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSimarsul investe M€1,5 em obras de reabilitação até final do ano

Simarsul investe M€1,5 em obras de reabilitação até final do ano

Intervenções em cinco estações de saneamento de águas dos concelhos de Seixal, Palmela e Moita já foram adjudicadas

 

- PUB -

Cerca de 1,5 milhões de euros é quanto a Simarsul espera investir até final deste ano em obras de recuperação e conservação de estações de tratamento de águas residuais.

Só entre 25 de Setembro e 8 de Outubro, a empresa responsável pelo sistema multimunicipal de saneamento de águas na Península de Setúbal adjudicou cinco intervenções – para os concelhos de Seixal, Palmela e Moita – que no total ultrapassam os 1, 1 milhões de euros.

No dia 25 de Setembro, segundo a empresa, foram adjudicadas as empreitadas de “Reabilitação da Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios” e de “Execução da Etapa de Gradagem da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Lagoínha”. No passado dia 8, foi a vez das obras de “Substituição do Sistema de Gradagem das Estações Elevatórias (EE) EE4, Vinha das Pedras e Fonte da Prata” serem igualmente adjudicadas.

- PUB -

A reabilitação da Estação Elevatória (EE) de Santa Marta de Corroios (Seixal) foi entregue “à empresa Nunes Brás Santos Sousa – Soluções de Engenharia Lda.” pelo “valor global de 489.855,03 euros” e tem um “prazo de execução de 240 dias”. Esta empreitada, explica a Simarsul, “visa a reabilitação profunda dos equipamentos, instalações eléctricas e dos elementos de construção civil” da infra-estrutura, “gravemente degradada devido à tipologia diferenciada dos efluentes recebidos da Amarsul (lixiviados)”.

A EE de Santa Marta de Corroios “pertence ao Subsistema de saneamento da Quinta da Bomba” e serve “uma população estimada de 11 414 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 2 061 m³/dia”. Funciona desde 2001 e “foi integrada na Simarsul em 2004”.

Estações na Lagoinha e na Baixa da Banheira

- PUB -

Já a execução da Etapa de Gradagem da ETAR da Lagoínha (Palmela) foi adjudicada por “264.875,24 euros à Metalcário – Construções Lda.” O prazo de execução da obra é de “270 dias”. A empreitada a efectuar “a montante da EE inicial daquela infra-estrutura” permitirá “melhorar as condições de funcionamento e de segurança na sua operação”. Esta ETAR, que pertence ao Subsistema de saneamento da Lagoínha, “entrou em funcionamento em 2008” e serve hoje cerca de “30 600 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 7 650 m³/dia”.

Por último, a substituição do Sistema de Gradagem da EE4 (Baixa da Banheira), EE Vinha das Pedras e EE Fonte da Prata (Moita) vai custar, no total, “399.445,90 euros” e o prazo para conclusão da obra é de “190 dias”, indicou a Simarsul. A  Ambiágua-Gestão de equipamentos de Água S.A. é a empresa responsável pela empreitada.

A intervenção engloba a reabilitação “das etapas de gradagem, dos sistemas de ventilação e desodorização e de alguns elementos de construção civil” das infra-estruturas. Estas EE pertencem “ao Subsistema do Barreiro/Moita, no concelho da Moita”, estão a operar desde 2011 e servem “126 845 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 13.541 m³/dia”.

A Simarsul é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal. Trata-se de uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como accionistas a Águas de Portugal (AdP) e os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Ao longo de mais de uma década já realizou investimentos no valor global de “211 milhões de euros”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -