28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFeira Regional de Maio arranca hoje na Moita

Feira Regional de Maio arranca hoje na Moita [PROGRAMA COMPLETO]

Começa hoje na Moita a tradição centenária da Feira Regional de Maio que, este ano, volta a integrar o Concurso da Vaca Frísia.

- PUB -

Como habitualmente, fazem parte do programa da Feira de Maio as famosas largadas de touros na Avenida Dr. Teófilo Braga, espectáculos musicais na Praça da República, o Espaço da Gastronomia na Rua 5 de Outubro, o VI Almoço da Feira, a Biofesta – Mostra de Projectos e Produtos Biológicos, no Largo Conde Ferreira, arruadas, entre muitas outras iniciativas.

Mas, este ano, há também uma novidade em relação às edições anteriores: o regresso ao Pavilhão Municipal de Exposições, 20 anos depois, do Concurso da Vaca Frísia, nos dias 26, 27 e 28 de Maio.

A iniciativa do Município de retomar este certame prende-se com a grande importância económica que a actividade agro-pecuária, nomeadamente na produção de leite, tem no concelho da Moita, e com o reconhecimento e projecção que este concurso traz ao concelho e à própria Feira Regional de Maio.

- PUB -

No Pavilhão, os visitantes poderão encontrar, além da Exposição e do XVIII Concurso de Vaca Frísia, produtos relacionados com a produção agro-pecuária, com a produção de bovinos de raça frísia e com a produção de leite.

Tal como em anos anteriores, durante os dias da Feira, também haverá espaço para a Peças D’Arte – V Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato, a decorrer na Avenida Marginal.

- PUB -

 

Mano-a-mano entre Diego Ventura e Roca

Praça Daniel do Nascimento recebe no sábado uma das corridas de toiros do ano

A Praça de Toiros Daniel do Nascimento, na Moita, vai receber no sábado aquela que é considerada uma das corridas do ano em Portugal, num mano-a-mano entre duas das maiores figuras do toureio mundial: o rejoneador Diego Ventura e o matador Roca Rey.

Diego Ventura vai enfrentar três toiros da ganadaria de D. Maria Guiomar Cortes de Moura, enquanto o peruano Andrés Roca Rey vai lidar toiros da ganadaria espanhola de Juan Pedro Domecq.

As pegas, da corrida que vai começar pelas 22h00, vão estar a cargo do grupo de forcados do Aposento da Moita.

Rafael Vilhais, o novo empresário da Praça de Toiros Daniel do Nascimento, garante que vai fazer todos os esforços para devolver à Moita todo o prestigio que merece, esperando uma forte adesão à corrida.

“Pretendo dar a categoria que esta praça na Moita merece. Tem muito potencial que é preciso explorar e é isso que vou tentar fazer. Espero que as pessoas venham à corrida e que se divirtam. Esta praça foi perdendo, por vários motivos, algum do seu prestígio e quero dar um novo empurrão de volta para a ribalta”, disse em declarações ao DIÁRIO DA REGIÃO.

O empresário lembrou a importância da tauromaquia na Moita e em toda a região, salientando que pode ser um importante contributo para o desenvolvimento da economia local.

O rejoneador Diego Ventura, que recentemente saiu em ombros na mais importante praça do mundo, em Madrid, vem motivado para a Moita.

“O Diego Ventura está motivado. Ele já está em Portugal com a sua quadra de cavalos a treinar para se apresentar no máximo na Moita”, disse Rafael Vilhais.

O matador Roca Rey, considerado por muitos um prodígio, vai tourear no sábado em Espanha, mas é garantida a sua presença na Moita, com o empresário a não medir esforços.
“Vai actuar em Cáceres, mas vem depois de helicóptero para a Moita. Vem com tempo para descansar e para se apresentar bem”, garantiu.

Apesar da afluência aos bilhetes estar a ser elevada, Rafael Vilhais garante que ainda existem muitos bilhetes para sábado, dia em que todos os caminhos vão dar à Daniel da Nascimento.

 

13ª BIOFESTA : Mostra de Projectos e Produtos Biológicos

Está agendada para o dia 28 de Maio, entre as 10:30h e as 18:00h, no Largo Conde Ferreira, mais uma edição da Biofesta – Mostra de Projectos e Produtos Biológicos.

Integrada na Feira de Maio, esta mostra é uma aposta da Câmara Municipal da Moita e do Centro de Formação das Escolas dos Concelhos da Moita e do Barreiro, considerando a relevância actual da produção em modo biológico e também a sua importância para a saúde e o ambiente.
A Biofesta é um evento que decorre em ambiente informal e descontraído, onde são divulgados os projectos das hortas biológicas escolares, os produtos hortícolas de micro-produtores locais e comercializados produtos biológicos diversos, sendo também divulgadas organizações relacionadas com o modo de produção biológicos.
Ao longo do dia, a Biofesta é enriquecida com demonstrações, provas e muita animação.

Programa

10:30H – Abertura, com animação musical
Espaço da Mostra
Projectos de Escolas e Jardins de Infância
Empresas de produtos biológicos, materiais e equipamentos
Formandos e ex-formandos do curso Mãos à Horta
Instituições de ensino
Associações e outras organizações
Snacks e refeições
Café biológico (oferta aos visitantes)
Espaço Família
Actividades lúdicas e pedagógicas para crianças e seus familiares.
18:00H – Encerramento

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -