30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a cavalo Moita-Viana do Alentejo com melhor organização

Romaria a cavalo Moita-Viana do Alentejo com melhor organização

Este ano o evento registou maior número de romeiros inscritos de sempre, fruto de controlo mais eficiente

- PUB -

 

A Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo, que terminou no Domingo, é considerada a melhor de sempre sobretudo por ter decorrido de forma mais organizada, apurou o DIÁRIO DA REGIÃO no local, junto de participantes e autarcas, em Viana no Alentejo.

Este ano houve mais uma centena de romeiros inscritos, fruto de um melhor acompanhamento e controlo por parte da organização que conseguiu combater de maneira mais eficiente a participação informal de cavaleiros que, todos os anos, têm vindo a infiltrar-se no cortejo sem qualquer vínculo.

- PUB -

Os autarcas dos dois concelhos, ouvidos pelo DIÁRIO DA REGIÃO, fazem também um balanço desta XVII edição do evento.

“O balanço é amplamente positivo. Já no ano passado tinha corrido melhor e este ano houve mais inscrições, cerca de mais 100 romeiros inscritos, e mais público, tanto à partida, na Moita, como à chegada, em Viana do Alentejo”, disse Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo.

O autarca alentejano não soube precisar, mas refere que a festa, que é a maior do concelho, atrai “milhares de pessoas”.

- PUB -

O autarca da Moita, Rui Garcia, confirma que houve “mais participantes e mais público”.

“De ano para ano vamos afinando para que tudo corra sem incidentes”, diz Rui Garcia, sublinhando que “são 150 quilómetros” de percurso e concluindo que “o balanço é muito positivo”.

Este ano o tempo também ajudou, com temperaturas mais baixas – mas sem chuva – o que terá contribuído para que não se registasse qualquer baixa entre os animais.

Por parte da Junta de Freguesia de Alcaçovas, um dos locais onde a romaria pernoita, a presidente também considera que este ano foi melhor.

“Houve melhor organização e mais visitantes, tanto na pernoita em Alcaçovas como em Viana do Alentejo”, sustenta Sara Pajote.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -