28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMais de três centenas na partida da romaria a cavalo entre a...

Mais de três centenas na partida da romaria a cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo (Fotos)

Mais de três centenas de romeiros, de vários pontos do país, partiram hoje, 26, da Moita rumo a Viana do Alentejo, numa tradicional romaria a cavalo que vai já na sua 17ª edição consecutiva.

O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nª Srª da Boa Viagem, padroeira da Moita.

- PUB -

Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, acontece por volta das 17:30, no dia 29 de Abril.

“Estamos aqui para a partida desta aventura. A romaria junta muitos factores, como a tradição, a devoção ou a promoção do território. Queremos atrair cada vez mais participantes e transformar esta iniciativa na maior a nível equestre no país”, disse Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita antes da partida da romaria.

Já Bengalinha Pinto, presidente da autarquia de Viana do Alentejo, que fez questão de marcar presença na partida, referiu que o trabalho efectuado é no sentido de tornar a romaria cada vez melhor.

- PUB -

“Este ano já temos mais inscritos que o ano passado, estamos à vossa espera em Viana do Alentejo e vamos ter um vasto programa de animação e actividades para vos receber”, afirmou.

A Romaria a Cavalo voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

Apesar do caráter religioso que está na sua génese, a romaria assume hoje uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

- PUB -

“Temos aqui romeiros de vários pontos do país e que vão acompanhar a romaria. Quero destacar a ajuda dos municípios na organização da iniciativa e espero que todos tenham uma boa viagem”, disse Miguel Almeida, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, desejo esse também manifestado pela Associação Equestre de Viana do Alentejo.

A XVII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

 

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -