2 Outubro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaMais de três centenas na partida da romaria a cavalo entre a...

Mais de três centenas na partida da romaria a cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo (Fotos)

Mais de três centenas de romeiros, de vários pontos do país, partiram hoje, 26, da Moita rumo a Viana do Alentejo, numa tradicional romaria a cavalo que vai já na sua 17ª edição consecutiva.

This slideshow requires JavaScript.

- PUB -

O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nª Srª da Boa Viagem, padroeira da Moita.

Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, acontece por volta das 17:30, no dia 29 de Abril.

“Estamos aqui para a partida desta aventura. A romaria junta muitos factores, como a tradição, a devoção ou a promoção do território. Queremos atrair cada vez mais participantes e transformar esta iniciativa na maior a nível equestre no país”, disse Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita antes da partida da romaria.

- PUB -

Já Bengalinha Pinto, presidente da autarquia de Viana do Alentejo, que fez questão de marcar presença na partida, referiu que o trabalho efectuado é no sentido de tornar a romaria cada vez melhor.

“Este ano já temos mais inscritos que o ano passado, estamos à vossa espera em Viana do Alentejo e vamos ter um vasto programa de animação e actividades para vos receber”, afirmou.

A Romaria a Cavalo voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

- PUB -

Apesar do caráter religioso que está na sua génese, a romaria assume hoje uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

“Temos aqui romeiros de vários pontos do país e que vão acompanhar a romaria. Quero destacar a ajuda dos municípios na organização da iniciativa e espero que todos tenham uma boa viagem”, disse Miguel Almeida, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, desejo esse também manifestado pela Associação Equestre de Viana do Alentejo.

A XVII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -