25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaCâmara da Moita aprova 2ª edição do Programa “Moita Património”

Câmara da Moita aprova 2ª edição do Programa “Moita Património”

“O Património Flúvio-Marítimo do Concelho da Moita” é o tema da 2ª edição do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património/2016, aprovado na última reunião pública da Câmara Municipal, realizada no Vale da Amoreira.

Contribuir para o estudo e divulgação do Património e História Locais, valorizando, preservando e difundindo a história e a identidade do concelho da Moita é o objectivo principal do “Moita Património”.

- PUB -

Podem candidatar-se a este Programa, investigadores e autores a residir em Portugal, com mais de 18 anos, bem como associações, instituições particulares de solidariedade social, entidades e estruturas profissionais na área da cultura e do ensino que apresentem trabalhos inéditos, no âmbito do Património do Município da Moita, com interesse para a divulgação aos munícipes e que projectem o Município.

A Câmara Municipal definiu a verba de 10 000 euros para este programa bienal, destinados à edição de trabalhos, em diversos formatos.

As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de Dezembro, estando previsto para o dia 31 de Janeiro de 2017 o anúncio da aprovação da candidatura do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património. O prazo para executar e finalizar o projecto é de seis meses, seguindo-se a sua edição em Setembro de 2017.

- PUB -

A próxima reunião pública da Câmara Municipal da Moita está agendada para o dia 28 de Dezembro, às 21:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita.

Doação de acervo sobre história local

Ainda sobre a valorização da história local, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de protocolo de doação de coleção de documentos a celebrar com Victor Manuel Dias da Silva.

- PUB -

Historiador local e munícipe, Victor Manuel Dias da Silva pretende doar à Câmara da Moita um acervo sobre história local, assegurando, através da celebração do protocolo com a autarquia, a salvaguarda deste fundo e a facilitação do seu acesso a investigadores da área.

O acervo consiste numa coleção composta por um vasto conjunto de documentos, cópias e transcrições com informações relevantes para o estudo da história local.

Esta colecção faz-se acompanhar também de um conjunto de documentos gráficos, nomeadamente fotografias de eventos realizados na Moita nos últimos oitenta anos, bem como de livros sobre variadas temáticas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -