25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoita“O país precisa que se aposte mais no investimento”

“O país precisa que se aposte mais no investimento”

O V Fórum de Desenvolvimento Local, organizado pela Rede para a Empregabilidade do Barreiro-Moita (REBM), com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e da Câmara Municipal da Moita, teve lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

Subordinado ao tema Uma Cidade Feliz – Criatividade, Inovação, Desenvolvimento e Competitividade, o V Fórum de Desenvolvimento Local contou, no primeiro dia, com a iniciativa Ignite Youth, a primeira realizada em Portugal.

- PUB -

Realizou-se também o Seminário e a Mostra de Ideias e Projetos. O Fórum de Desenvolvimento Local, um ponto de encontro e debate entre cidadãos e atores locais, públicos e privados, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento socioeconómico dos territórios do Barreiro e Moita, apostando nas competências e potencialidades endógenas, numa perspetiva de alinhamento estratégico para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

IGNITE Youth, dirigido a jovens dos 15 aos 30 anos, contou com a apresentação de cerca de 15 ideias e projetos, em diversas áreas, tais como design, restauração, novas tecnologias, desenvolvimento local ligados aos rios e à navegação, entre outras.

Perante uma plateia cheia, composta de muitos estudantes, professores, autarcas e população em geral, os jovens, na maioria de escolas do Barreiro e Moita, “subiram à palete” para apresentaram as suas ideias para uma Cidade Feliz. De salientar que a abertura da iniciativa contou com um lançamento de um foguete com ar comprimido pelos alunos do curso de Robótica da Escola Secundária Augusto Cabrita.

- PUB -

A abertura do Seminário contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, e do presidente da Câmara Municipal da Moita e da AMRS, Rui Garcia.

Ultrapassar o estigma de antigo território industrial, mostrar que os concelhos do Barreiro e Moita são capazes de acolher investimento, que têm potencialidades geográficas, de serviços públicos que dão resposta a possibilidades de desenvolvimento foram alguns dos objectivos apontados por Rui Garcia na abertura do Seminário. “Temos de ser capazes de voltar a atrair investimento”, salientou o autarca da Moita, realçando o importante papel das parcerias na promoção deste objectivo.

Carlos Humberto realçou a importância do desenvolvimento económico sustentado, da criação de riqueza e da distribuição da riqueza de forma mais equitativa. “O País precisa que se aposte mais no investimento”, disse, salientando a necessidade de criação de uma “cidade-região” da Área Metropolitana de Lisboa. “Esse é o maior contributo para o desenvolvimento do País”. Referiu ainda que o “caminho do desenvolvimento só se faz em conjunto, em rede”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -