Fundador da antiga banda Trovante vai actuar no Largo da Feira, na noite de 24. Praça da República acolhe sessão solene
É um dos incontornáveis nomes do panorama artístico nacional e é cabeça-de-cartaz das comemorações do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos no concelho da Moita. Luís Represas vai actuar no Largo da Feira, em Alhos Vedros, a partir das 22h30 de 24 de Abril.
O principal rosto da antiga formação Trovante – grupo formado em 1976 –, que iniciou carreira a solo em 1992 e que em 9 de Junho de 2005 foi condecorado com a Ordem de Mérito pela Presidência da República, é a proposta do município da Moita para os momentos que antecedem a chegada dos primeiros instantes do próximo 25 de Abril, data eternizada pelo triunfo da Liberdade sobre a ditadura em 1974.
A programação para celebrar meio século da efeméride é vasta e diversificada. E em destaque está sempre, como é apanágio de norte a sul do País, a realização da sessão solene da Assembleia Municipal, a ter lugar logo ao “raiar” do Dia da Liberdade. A cerimónia realiza-se, a partir das 9 horas do dia 25, na Praça da República, na Moita.
Além do concerto com Represas e da “tradicional” sessão solene, o município destaca várias actividades agendadas para este mês, embora o calendário comemorativo divulgado se estenda até finais de Maio.
Já amanhã, pelas 21 horas, a Biblioteca Municipal de Alhos Vedros acolhe um debate subordinado ao tema “Como se vivia antes do 25 de Abril” e para domingo, 7, a partir das 17 horas, está marcado um espectáculo de rua a cargo da Associação Cultural Atmosfera das Ideias, a realizar-se na Praça da República, na Moita.
Para dia 20 estão previstas duas outras actividades. A abertura da exposição intitulada “Da Resistência à Liberdade” no Palacete Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, que vai estar patente ao público até 28 de Dezembro, e à noite, a partir das 21h30, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe o espectáculo “Era uma Vez um País, a História cantada por Joaquim Lourenço”.
O Dia da Liberdade, 25, arranca com “mergulhos” na Piscina Municipal de Alhos Vedros, entre as 7 e as 19 horas, e ao longo de todo o dia – das 9 às 20 horas – disputa-se o 34.º Torneio de Ténis de Mesa Zeca Afonso, no Pavilhão Desportivo Municipal da Moita, promovido pela Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro de Alhos Vedros. Durante o mesmo período (9 às 20 horas), a Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira leva a efeito no Parque José Afonso a “Festa da Liberdade”. De permeio, a partir das 15 horas, o teatro, a música, o cante alentejano, além de pinturas e insufláveis, animam o Parque Municipal da Moita, numa iniciativa organizada pela Junta de Freguesia.
No dia 27, pelas 16 horas, sobe ao coreto do Rosário a Banda Musical do Rosário, para um concerto comemorativo da Liberdade.