As iguarias dos quatro concelhos estão entre as 420 seleccionadas de entre 907 candidaturas. Próxima fase do concurso reduzirá lista a 140 doces que serão, depois, votados pelo público
Das 21 gulodices tradicionais de cada distrito e regiões autónomas que foram apuradas para a próxima fase do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” sete são de Setúbal, cinco de Alcácer do Sal, cinco de Palmela e quatro do Barreiro (ver quadro). As iguarias destes quatro concelhos representam o distrito sadino no lote de 420 doces seleccionados por um júri que avaliou um total de 907 candidaturas, anunciou na última quarta-feira a organização do certame.
Na fase que agora se segue, o painel de especialistas composto por 140 personalidades – sete de cada distrito e regiões autónomas – irá eleger sete doces por distrito e regiões autónomas, reduzindo a lista de 420 a 140 candidatos, que serão depois submetidas à votação do público nas eliminatórias distritais. A lista final das 140 iguarias será revelada a 7 de Maio em programa a emitir em directo pelo canal 1 da RTP. A votação do público acontecerá ao longo de 20 programas transmitidos em directo pela referida estação televisiva nos meses de Julho e Agosto, apurando-se em cada um desses programas um pré-finalista que passará às meias-finais.
“Uma novidade desta edição é a existência de um grande júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas”, revela a organização.
O lote de 28 será dividido, por sorteio, pelas duas meias-finais, agendadas para os dias 24 e 31 de Agosto. De cada uma das meia-finais sairão sete doces (14 no total) apurados, que disputarão a gala finalíssima a 7 de Setembro, igualmente com transmissão directa na RTP, sendo então escolhidos pelos portugueses os sete doces que serão eleitos como “7 Maravilhas de Portugal”.