Referência mundial da geofísica vai visitar aldeia mineira do Lousal

Referência mundial da geofísica vai visitar aldeia mineira do Lousal

Referência mundial da geofísica vai visitar aldeia mineira do Lousal

Sul-coreano Sang-Mook Lee destaca-se também pela defesa dos direitos das pessoas com mobilidade reduzida. Tem mantido forte colaboração com os responsáveis do Centro Ciência Viva do Lousal

Sang-Mook Lee, reputado geofísico sul-coreano, vai visitar na próxima quarta-feira, 17, a aldeia mineira do Lousal. A deslocação do professor ao concelho de Grândola resulta de um convite lançado pelos responsáveis do Centro Ciência Viva do Lousal, com quem o sul-coreano “mantém uma forte colaboração”, anunciou a Câmara Municipal.

Sang-Mook Lee aproveita uma estada de seis dias em Portugal – tendo em vista a participação nas comemorações da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – para, no penúltimo dia de visita a terras lusas, integrar na agenda um encontro na localidade do litoral alentejano. “Durante este período Sang-Mook Lee irá ainda participar numa reunião técnica com responsáveis do LNEG, Almina/EPDM e Somincor/Lundin Mining, no Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo”, adiantou a autarquia.

- PUB -

O geofísico é visto pela comunidade científica mundial como “o Stephen Hawkings da Coreia”, depois de ter sofrido “um devastador acidente rodoviário”, encontrando-se actualmente tetraplégico.

“A partir desse momento, além da sua continuidade no trabalho de investigação científica, tornou-se uma figura mundialmente incontornável na defesa dos direitos das pessoas incapacitadas ou com limitação de mobilidade e na demonstração da sua possibilidade de continuarem activas e socialmente produtivas”, lembra a edilidade.

As condições de acessibilidade aos espaços e equipamentos científicos da Mina do Lousal “têm constituído uma das prioridades do município de Grândola e do Centro Ciência Viva do Lousal, ao longo do processo de revitalização da aldeia mineira”, sublinha a autarquia a concluir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -