Grândola vai ter orçamento de 26,4 milhões em 2018

Grândola vai ter orçamento de 26,4 milhões em 2018

Grândola vai ter orçamento de 26,4 milhões em 2018

António Figueira Mendes eleito com 44

António Figueira Mendes realça o reforço de cinco milhões, dos quais 4,4 serão direccionados para realização de investimentos estruturantes

A Câmara de Grândola aprovou, na última reunião do executivo, com os votos favoráveis da maioria CDU e a abstenção da bancada do PS, o Orçamento Municipal no valor de 26,4 milhões de euros, para o ano de 2018.

Segundo o presidente da autarquia, António Figueira Mendes, o município irá contar no próximo ano com “um reforço de mais de cinco milhões de euros, que advêm das contrapartidas financeiras do novo quadro comunitário e do aumento de receita de IMT”. Uma fatia de 4,4 milhões, do reforço de cinco, serão “direccionados para a realização de investimentos estruturantes no concelho”, que começaram a ser preparados no anterior mandato. “Será assim possível concretizar obras de grande envergadura que contribuirão de forma significativa para a dinamização da economia local, reforço da coesão social, e melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Figueira Mendes.

- PUB -

A introdução do documento, onde são apresentadas as acções mais relevantes para o ano de 2018, assenta em quatro grandes eixos: o Desenvolvimento da Economia e a Criação de Emprego, a Melhoria e Reforço dos Serviços Públicos, a Coesão Social e a Melhoria da Qualidade de Vida da População e a Justiça, Transparência, Cooperação e Determinação no exercício das funções autárquicas.

De entre as várias acções previstas, destaca-se a forte aposta no desenvolvimento da Zona Industrial Ligeira, onde no próximo ano se vão instalar grandes empresas, como é disso exemplo a empresa francesa de componentes para aviões – LAUAK. Neste sentido avançará a implementação da 3ª fase da ZIL e a construção da sua ligação ao IC1 – “uma obra estruturante e fundamental, que dotará a ZIL de Grândola de acessos condignos, tornando-a ainda mais atrativa e competitiva”.

O reforço dos serviços operacionais para melhorar e aumentar a capacidade de resposta é também uma das prioridades. Nesse sentido, haverá reforço de meios, humanos e materiais, para os diversos serviços operacionais e “serão concretizadas diversas intervenções de melhoramento do espaço público e de lazer, requalificação da rede viária e caminhos vicinais e construção e substituição de infra-estruturas de água e saneamento”.

- PUB -

Das grandes obras no âmbito do Portugal 2020, destacam-se as seguintes: Núcleo Museológico da Igreja de São Pedro e Casa Mostra dos Produtos Endógenos (que serão concluídas); Requalificação do Jardim 1º de Maio, da Biblioteca Municipal e da EB1 e JI de Grândola, construção do Centro Comunitário da Aldeia do Pico e reforço do Abastecimento de Água a Melides (que serão iniciadas), e as que terão os procedimentos concluídos – Antigos Paços do Concelho, Edifício Frayões Metello e Avenida Jorge Nunes.

A proposta de orçamento para 2018 vai agora ser submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -