28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Comissão de Utentes pede melhorias do funcionamento do SNS em Grândola

Comissão de Utentes pede melhorias do funcionamento do SNS em Grândola

Comissão de Utentes pede melhorias do funcionamento do SNS em Grândola

Em Lisboa e Vale do Tejo

Jornada de informação será posta em prática através da distribuição de um comunicado que explica situação das respostas ao nível da saúde

 

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Grândola vai realizar, durante o segundo trimestre de 2023, uma jornada de informação, através da divulgação de propostas de melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde no concelho.

- PUB -

Esta iniciativa será posta em prática através da distribuição de um comunicado a toda a população, que explica a situação da comunidade grandolense a nível da saúde.  A comissão de utentes, em nota de Imprensa, explica que, no concelho de Grândola, em 14 mil utentes, três mil não têm médico de família. Outra situação apontada é a quase inexistência de transporte aos fins de semana e feriados, mas também fora do período escolar, dificultando a vida dos utentes idosos.

A comissão informa, em comunicado, que os utentes da extensão de saúde da Freguesia do Carvalhal são cerca de 1.700 e “mais de 500 utentes não têm médico de família”, sendo que a estes números, acresce ainda o facto de um utente do Centro de Saúde de Grândola, caso necessite de marcar consulta para o seu médico de família, só obtém a mesma “após mais de dois meses de espera”.

É também apontada a necessidade dos utentes, tendo em conta o número reduzido de consultas, em deslocarem-se para o serviço de urgência básica do Centro de Saúde de Alcácer do Sal e também para o Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano.

- PUB -

Quanto à unidade local de Saúde do Litoral Alentejano é apontado a falta de cerca de 100 enfermeiros, indicando que no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) “há poucos recursos humanos”, dando como exemplo a existência de apenas “um Médico Cardiologista para toda a região”. É indicado também que no HLA “há mais de 1 ano em que não existe a especialidade de Consultas de Pediatria”.

Face aos vários problemas apontados pela Comissão de Utentes, os utentes do concelho de Grândola exigem: o funcionamento regular da Extensão de Saúde do Canal Caveira, com a colocação de um médico, uma vez por semana e também a ida regular de enfermeiro; a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (S.A.P.) no Centro de Saúde de Grândola, 24 horas; contratação de médicos, enfermeiros, auxiliares, administrativos, entre outros; a redução do número de utentes por cada médico de família, passando dos actuais 1900 utentes para 1500; a colocação de enfermeiro de família; a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes do concelho e a abolição das Taxas Moderadoras.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -