Entre as mais de 30 iniciativas programadas destacam-se os concertos de Dino D’Santiago e Golosa La Orquestra
As comemorações da revolução dos cravos em Grândola arrancaram na última sexta-feira com a inauguração da exposição “O 25 de Abril ao Ar Livre”, da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, em pleno Jardim 1.º de Maio.
O programa vai estender-se ao longo de todo o mês, com “concertos, exposições, espectáculos, cinema, a iniciativa ‘Abril Flores Mil’ e várias actividades distribuídas pelas freguesias do concelho”, anunciou a Câmara Municipal.
Vão ser mais de 30 iniciativas, abertas ao público, destacando-se desde logo os concertos de Dino D’Santiago (22h30) e Golosa La Orquestra, do Chile (00h30), agendados para a noite de 24.
Na véspera do dia da liberdade, a festa arranca no exterior do Complexo Municipal José Afonso, com a animação do Grupeto do Coreto, a Corrida da Liberdade, e a Arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grândolense (SMFOG).
E prossegue, logo no início da madrugada de 25 (pelas 00h20), com um espectáculo de fogo-de-artifício piro musical. A sessão comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril, nos Paços do Concelho, realiza-se ao final da manhã deste dia e à tarde, no Jardim 1.º de Maio, actuam grupos de música tradicional do concelho.
Patente desde sábado passado, na Biblioteca e Arquivo de Grândola estão duas exposições que assinalam o centenário do nascimento do fotógrafo Artur Pastor (1922-1999), uma de fotografia e a outra de ilustração.
Já o Cine Granadeiro vai ser ‘palco’ do espectáculo “Era uma vez um país pintado a preto e branco: estórias de Abril” (dia 9), da apresentação do projecto artístico “Dentro de ti Ó Cidade”, com música, dança e poesia (dia 16), e do espectáculo “Cantar Abril – Canta Ary dos Santos” (dia 22).
De 7 a 28, o Cineteatro Grandolense volta a receber o ciclo de cinema “Abril Documental”, com a exibição dos filmes “Para Sama”, “Santiago Itália”, “Uma Vida Alemã” e “Mais um Dia de Vida”.
E a iniciativa “Abril Flores Mil” inclui, este ano, uma mostra gastronómica nos restaurantes do concelho, com flores comestíveis, entre 23 de Abril e 1 de Maio, ’workshops’ de Raku (dia 8) e de pregadeiras (23) e o lançamento de um livro, na Casa Mostra de Produtos Endógenos (dia 30).
O programa encerra dia 30 com um espectáculo do João Frade Trio, no âmbito do evento “Grândola Vila Jazz”.