Francisco Ventura e Ana Mesquita destacaram-se de entre os 20 alunos que participaram na última fase de selecção
A dupla de estudantes Francisco Ventura e Ana Mesquita, do 1.º ciclo e do ensino secundário, respectivamente, do Agrupamento de Escolas de Grândola, foi seleccionada para a 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, ao ser a mais expressiva e com melhor argumentação.
Os dois jovens destacaram-se de entre os 20 alunos que participaram na fase intermunicipal de selecção, realizada no passado dia 7 na Biblioteca e Arquivo do município grandolense, entre as 14 e as 18 horas, refere a autarquia em nota de Imprensa.
Nesta etapa, a dupla teve de superar dois testes de palco, sendo que a prova oral foi composta por dois desafios: “Leitura expressiva de um texto, previamente disponibilizado a cada concorrente, e argumentação, através da análise crítica de uma ideia retirada do livro por meio da exposição de argumentos que a apoiem ou a rebatam”.
Os livros seleccionados para esta fase intermunicipal foram “O Que Vamos Construir – Planos para um futuro comum”, de Oliver Jeffers, “Acho Que Posso Ajudar”, de David Machado, “O Gato Que Chora Como Pessoa”, de Geremias Mendoso, e “Balada para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia.
Com apresentação de Jorge Serafim, esteve presente na referida fase intermunicipal Carina Batista, vereadora da Cultura. A organização esteve a cargo do município de Grândola, com o apoio da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Já a prova anterior, dedicada à escrita de interpretação, “decorreu no dia 5, em linha, simultaneamente para todos os níveis de ensino, entre as 10h30 e as 11h30 com a participação de 64 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e Torrão, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal, Santo André, Grândola e Sines”.
“O Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura, com o apoio dos agrupamentos de escolas, autarquias e bibliotecas municipais”, terá lugar em Almada a 4 de Junho.
“Tem como objectivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora”.