Ministra do Ambiente aproveitou abertura da Feira de Agosto para anunciar que deu orientações à Agência do Ambiente para que seja dada resposta a reivindicação do município
O concelho de Grândola deve vir a ter, no futuro próximo, duas ou três novas praias de mar, com acessos e vigilância. A revelação foi feita esta quinta-feira pela ministra do Ambiente e da Energia.
A governante aproveitou a presença na inauguração da Feira de Agosto para anunciar que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai trabalhar em conjunto com a Câmara de Grândola, no sentido de garantir a criação de mais duas a três praias com acessos e vigilância neste território, respondendo desta forma a uma reivindicação do município.
Maria da Graça Carvalho recordou que esteve há poucas semanas de visita a Melides e que o presidente da autarquia, António Figueira Mendes, lhe apresentou o pedido para que sejam criados dois ou três novos acessos ao mar para que possam ser abertas novas praias públicas. “Será um esforço conjunto da APA e da Câmara de Grândola. Já instrui a APA para que trabalhe com a câmara.”, assegurou a ministra.
À margem da inauguração da feira, a governante disse aos jornalistas que a “costa ocidental do Alentejo, que abrange o litoral alentejano” e o Algarve, são “duas regiões que preocupam” o actual Governo, no que diz respeito à seca e ao uso da água.
“A costa ocidental do Alentejo felizmente tem um grande desenvolvimento, está a atrair muito investimento industrial em Sines, investimento agrícola, na região do Mira [Odemira], e investimento turístico, mas para tudo isto é preciso água”, argumentou.
No seu entender, são necessárias “novas fontes de água” e a construção de “uma dessalinizadora” na região do litoral alentejano é uma das soluções ainda em estudo.
“Uma das coisas que se torna evidente é que os investimentos industriais em Sines, nomeadamente os projetos de hidrogénio vão ter de eles próprios ter a solução para água, porque o hidrogénio é feito a partir de energias renováveis, mas também de água”, considerou.
Novo PDM de Grândola em consulta pública até 14 de Outubro
A revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Grândola está prestes a entrar em consulta pública, que vai decorrer até dia 14 de Outubro, revelaram os presidentes dos órgãos municipais deste concelho.
Os presidentes da câmara municipal, António Figueira Mendes, e da assembleia municipal, Rafael Rodrigues, que falavam na abertura da Feira de Maio, apelaram a uma “grande participação” nesta fase de consulta que antecede a aprovação do novo PDM.
“O foco da autarquia continua a ser o desenvolvimento equilibrado e harmonioso de todo o concelho, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida da população, acreditando que, independentemente da actividade económica, existem limites que não devem ser ultrapassados para não comprometer a sustentabilidade do nosso território”, disse Figueira Mendes.
Nesse sentido, acrescentou o presidente da câmara, “a revisão do PDM é de extrema importância e foi pensada para garantir o crescimento do concelho de forma sustentável e inclusiva, trabalhando com os promotores turísticos do litoral ara reduzir as áreas de construção e número de camas e colaborarem na implementação de processos alternativos à captação de água, como seja a dessalinização”.
O autarca comunista garantiu ainda que o município pretende assegurar o direito à habitação para os locais. “Paralelamente estamos empenhados em conseguir solos para a construção de habitação acessível para toda a população do concelho”, assegurou.
A Feira de Agosto, que decorre até dia 26, celebra 380 anos e esta edição é dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, com uma exposição sobre os primeiros anos do pós-Revolução.
A inauguração do certame contou com a presença dos presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU), Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha (CDU) e de Sines, Nuno Mascarenhas (PS), e dos deputados do PSD Teresa Morais (vice-presidente da Assembleia da República) e Paulo Edson Cunha, e do PS, Clarisse Campos, além de vários outros eleitos e diversas outras personalidades.