24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaBrigada do Mar recolhe quatro toneladas de lixo do areal entre Melides...

Brigada do Mar recolhe quatro toneladas de lixo do areal entre Melides e Tróia

Acção decorreu no passado fim-de-semana no concelho de Grândola

- PUB -

 

A Brigada do Mar percorreu, no passado fim-de-semana, o areal existente entre Tróia e Melides, no concelho de Grândola, de onde recolheu cerca de quatro toneladas de resíduos.

Desde cabos e artes de pesca a cerca de 60 pássaros mortos, muitos foram os resíduos recolhidos pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

- PUB -

De acordo com a Brigada do Mar, foram ainda encontrados dois golfinhos mortos, “recolhidos prontamente para estudo por elementos da rede da Universidade de Évora”.

A ajudar na iniciativa esteve a Yamaha Motor, que disponibilizou duas moto4 Kodiak 700, com as quais os voluntários fizeram 200 quilómetros.

Já o Parque de Campismo da Galé ajudou com os custos de alojamento e refeições e a Atlantic Ferries com a travessia. Também a Câmara Municipal de Grândola, a autarquia de Sines, a Capitania de Setúbal e a Capitania de Sines se “prontificaram a ajudar” na acção.

- PUB -

A Brigada do Mar é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, formalmente constituída em 2012, apesar de desenvolver a sua actividade desde 2008.

Com o objectivo principal de descontaminar a orla costeira, a associação desenvolve ainda acções e eventos que visam “a protecção da biodiversidade, actividades relacionadas com a reciclagem e campanhas de sensibilização”, com o intuito de “alertar a sociedade em geral para o flagelo que é o lixo marinho”, incentivando desta forma os cidadãos a juntarem-se à Brigada do Mar de forma individual ou através da própria organização.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -