18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaBoa expressão e argumento leva dupla de estudantes de Grândola à final...

Boa expressão e argumento leva dupla de estudantes de Grândola à final do Concurso Nacional de Leitura

Francisco Ventura e Ana Mesquita destacaram-se de entre os 20 alunos que participaram na última fase de selecção

 

- PUB -

A dupla de estudantes Francisco Ventura e Ana Mesquita, do 1.º ciclo e do ensino secundário, respectivamente, do Agrupamento de Escolas de Grândola, foi seleccionada para a 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, ao ser a mais expressiva e com melhor argumentação.

Ana Mesquita, do ensino secundário, interpretou “Balada para Sophie”

Os dois jovens destacaram-se de entre os 20 alunos que participaram na fase intermunicipal de selecção, realizada no passado dia 7 na Biblioteca e Arquivo do município grandolense, entre as 14 e as 18 horas, refere a autarquia em nota de Imprensa.

Nesta etapa, a dupla teve de superar dois testes de palco, sendo que a prova oral foi composta por dois desafios: “Leitura expressiva de um texto, previamente disponibilizado a cada concorrente, e argumentação, através da análise crítica de uma ideia retirada do livro por meio da exposição de argumentos que a apoiem ou a rebatam”.

- PUB -

Os livros seleccionados para esta fase intermunicipal foram “O Que Vamos Construir – Planos para um futuro comum”, de Oliver Jeffers, “Acho Que Posso Ajudar”, de David Machado, “O Gato Que Chora Como Pessoa”, de Geremias Mendoso, e “Balada para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia.

Com apresentação de Jorge Serafim, esteve presente na referida fase intermunicipal Carina Batista, vereadora da Cultura. A organização esteve a cargo do município de Grândola, com o apoio da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Já a prova anterior, dedicada à escrita de interpretação, “decorreu no dia 5, em linha, simultaneamente para todos os níveis de ensino, entre as 10h30 e as 11h30 com a participação de 64 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e Torrão, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal, Santo André, Grândola e Sines”.

- PUB -

“O Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura, com o apoio dos agrupamentos de escolas, autarquias e bibliotecas municipais”, terá lugar em Almada a 4 de Junho.

“Tem como objectivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -