8 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaBoa expressão e argumento leva dupla de estudantes de Grândola à final...

Boa expressão e argumento leva dupla de estudantes de Grândola à final do Concurso Nacional de Leitura

Francisco Ventura e Ana Mesquita destacaram-se de entre os 20 alunos que participaram na última fase de selecção

 

- PUB -

A dupla de estudantes Francisco Ventura e Ana Mesquita, do 1.º ciclo e do ensino secundário, respectivamente, do Agrupamento de Escolas de Grândola, foi seleccionada para a 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, ao ser a mais expressiva e com melhor argumentação.

Ana Mesquita, do ensino secundário, interpretou “Balada para Sophie”

Os dois jovens destacaram-se de entre os 20 alunos que participaram na fase intermunicipal de selecção, realizada no passado dia 7 na Biblioteca e Arquivo do município grandolense, entre as 14 e as 18 horas, refere a autarquia em nota de Imprensa.

Nesta etapa, a dupla teve de superar dois testes de palco, sendo que a prova oral foi composta por dois desafios: “Leitura expressiva de um texto, previamente disponibilizado a cada concorrente, e argumentação, através da análise crítica de uma ideia retirada do livro por meio da exposição de argumentos que a apoiem ou a rebatam”.

- PUB -

Os livros seleccionados para esta fase intermunicipal foram “O Que Vamos Construir – Planos para um futuro comum”, de Oliver Jeffers, “Acho Que Posso Ajudar”, de David Machado, “O Gato Que Chora Como Pessoa”, de Geremias Mendoso, e “Balada para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia.

Com apresentação de Jorge Serafim, esteve presente na referida fase intermunicipal Carina Batista, vereadora da Cultura. A organização esteve a cargo do município de Grândola, com o apoio da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Já a prova anterior, dedicada à escrita de interpretação, “decorreu no dia 5, em linha, simultaneamente para todos os níveis de ensino, entre as 10h30 e as 11h30 com a participação de 64 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e Torrão, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal, Santo André, Grândola e Sines”.

- PUB -

“O Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura, com o apoio dos agrupamentos de escolas, autarquias e bibliotecas municipais”, terá lugar em Almada a 4 de Junho.

“Tem como objectivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -