19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaComemorações de Abril arrancaram com mostra no Jardim 1.º de Maio

Comemorações de Abril arrancaram com mostra no Jardim 1.º de Maio

Entre as mais de 30 iniciativas programadas destacam-se os concertos de Dino D’Santiago e Golosa La Orquestra

 

- PUB -

As comemorações da revolução dos cravos em Grândola arrancaram na última sexta-feira com a inauguração da exposição “O 25 de Abril ao Ar Livre”, da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, em pleno Jardim 1.º de Maio.

O programa vai estender-se ao longo de todo o mês, com “concertos, exposições, espectáculos, cinema, a iniciativa ‘Abril Flores Mil’ e várias actividades distribuídas pelas freguesias do concelho”, anunciou a Câmara Municipal.

Vão ser mais de 30 iniciativas, abertas ao público, destacando-se desde logo os concertos de Dino D’Santiago (22h30) e Golosa La Orquestra, do Chile (00h30), agendados para a noite de 24.

- PUB -

Na véspera do dia da liberdade, a festa arranca no exterior do Complexo Municipal José Afonso, com a animação do Grupeto do Coreto, a Corrida da Liberdade, e a Arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grândolense (SMFOG).

E prossegue, logo no início da madrugada de 25 (pelas 00h20), com um espectáculo de fogo-de-artifício piro musical. A sessão comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril, nos Paços do Concelho, realiza-se ao final da manhã deste dia e à tarde, no Jardim 1.º de Maio, actuam grupos de música tradicional do concelho.

Patente desde sábado passado, na Biblioteca e Arquivo de Grândola estão duas exposições que assinalam o centenário do nascimento do fotógrafo Artur Pastor (1922-1999), uma de fotografia e a outra de ilustração.

- PUB -

Já o Cine Granadeiro vai ser ‘palco’ do espectáculo “Era uma vez um país pintado a preto e branco: estórias de Abril” (dia 9), da apresentação do projecto artístico “Dentro de ti Ó Cidade”, com música, dança e poesia (dia 16), e do espectáculo “Cantar Abril – Canta Ary dos Santos” (dia 22).

De 7 a 28, o Cineteatro Grandolense volta a receber o ciclo de cinema “Abril Documental”, com a exibição dos filmes “Para Sama”, “Santiago Itália”, “Uma Vida Alemã” e “Mais um Dia de Vida”.

E a iniciativa “Abril Flores Mil” inclui, este ano, uma mostra gastronómica nos restaurantes do concelho, com flores comestíveis, entre 23 de Abril e 1 de Maio, ’workshops’ de Raku (dia 8) e de pregadeiras (23) e o lançamento de um livro, na Casa Mostra de Produtos Endógenos (dia 30).

O programa encerra dia 30 com um espectáculo do João Frade Trio, no âmbito do evento “Grândola Vila Jazz”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -