25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaCâmara Municipal de Grândola aprova orçamento de 34 milhões de euros para...

Câmara Municipal de Grândola aprova orçamento de 34 milhões de euros para 2022

Orçamento superior em três milhões ao do presente ano focado na habitação e nas áreas sociais

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Grândola (Setúbal) aprovou o Orçamento para 2022 no valor de 34 milhões de euros, mais três milhões em relação ao deste ano, com o foco na habitação e nas áreas sociais.

O orçamento, considerado “um dos mais elevados dos últimos anos”, e as grandes opções do plano para 2022 foram aprovados por maioria com os votos contra dos vereadores do Partido Socialista.

Em comunicado, o município, presidido por António Figueira Mendes (CDU), adianta que o orçamento, “que será reforçado nos primeiros meses do ano com a introdução do saldo de gerência”, vai dar resposta “às necessidades de habitação” e reforçar “as áreas sociais”, assim como “os programas para a juventude”.

- PUB -

O executivo pretende “manter a dinâmica na área da cultura e do património, continuar a melhorar os equipamentos educativos, desportivos, o espaço público, arruamentos, estradas, caminhos e infra-estruturas básicas”, acrescenta.

Além da atracção de investimentos “que criem postos de trabalho com direitos” e “apostar na mobilidade e na inclusão”, o executivo quer continuar a “defender o ambiente”, manter a “aposta na protecção animal” e “apoiar o movimento associativo”.

Entre as acções mais relevantes, segundo a autarquia, está a ‘Estratégia Integrada de Desenvolvimento Sustentável – Grândola 2030’, um instrumento que irá debruçar-se sobre o “caminho a trilhar na próxima década”, uma vez que este “é um dos concelhos mais procurados para investir, viver e visitar”.

- PUB -

“É fundamental avaliarmos as ameaças e as oportunidades que se colocam ao desenvolvimento sustentável do território, bem como definirmos uma visão e um plano de acção para o horizonte 2030”, lê-se no documento.

No entender da autarquia, o concelho de Grândola “tem registado um forte desenvolvimento em várias áreas e sectores, com particular ênfase para o sector do turismo, aproximando-se, por isso, do nível máximo de Intensidade Turística (IT) definido pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo (PROTA) para esta sub-região”.

Por isso, entende ser necessário, no próximo ano, “reavaliar os Planos de Ordenamento do Território”, nomeadamente o Plano Diretor Municipal, “para repensar e redefinir a estratégia de desenvolvimento turística” do concelho de Grândola.

O orçamento para 2022 prevê também a “concretização dos investimentos municipais”, considerados “essenciais para captar novos e diversificados projectos” que são “geradores de riqueza dos postos de trabalho”.

Deste conjunto de investimentos, o município aponta para a expansão da Zona Industrial Ligeira de Grândola e para o processo da instalação do Parque Logístico de Grândola, junto ao Itinerário Complementar (IC) 1 do à linha ferroviária.

No capítulo da Coesão Económica e Qualidade de Vida, a cultura, o desporto, a educação, a juventude e o desenvolvimento social “continuarão a ser áreas prioritárias”.

“Para além das respostas sociais, importa também encontrar respostas para a construção de habitações a custos controlados, construção de loteamentos municipais para autoconstrução e disponibilização de habitações com rendas acessíveis”, refere.

Na Regeneração Urbana e Reforço dos Serviços Públicos, o executivo quer dar continuidade às “obras estruturantes que transitam do ano anterior” e iniciar “um conjunto alargado de novos projectos”.

Entre eles, o Parque Urbano Municipal, o edifício da Universidade Sénior, a estrada de acesso à praia de Melides, a Rua Nova em Melides, o espaço lúdico e de lazer de Canal Caveira, os Bairros da Aldeia Mineira do Lousal, a Avenida António Inácio da Cruz e o Largo Zeca Afonso, a Rua D. Nuno Alvares Pereira e o Centro Municipal de Proteção Civil, enumerou.

A proposta do orçamento para 2022 vai ser submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal de Grândola no próximo dia 17 de Dezembro.

HYN

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -