29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaCovid-19: Sobe para oito o número de idosos infectados na Misericórdia de...

Covid-19: Sobe para oito o número de idosos infectados na Misericórdia de Grândola

O número de utentes do lar da Misericórdia de Grândola (Setúbal) infetados com o vírus que provoca a covid-19 subiu de sete para oito, com este surto a registar um total de 19 casos, foi hoje revelado.

- PUB -

De acordo com a Autoridade de Saúde Pública local, na segunda-feira foi identificado mais um caso positivo, de entre os utentes do Bloco 01 daquela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), que tinha testado negativo no rastreio realizado na última quarta-feira.

“Este utente testou negativo no rastreio do dia 21 [de outubro], mas como teve um pico de febre fez novo teste, que deu positivo e está em isolamento”, explicou à agência Lusa o delegado de saúde de Grândola, Ismael Selemane.

O surto de covid-19 associado à Santa Casa da Misericórdia de Grândola contabiliza, assim, um total de 19 pessoas infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2, das quais 13 do lar – oito utentes (sete do bloco 01 e um do bloco 02) e cinco funcionários – e seis na comunidade.

- PUB -

Um dos utentes infetados, um idoso com “mais de 80 anos”, está internado no Hospital do Litoral Alentejano, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), desde o “fim da tarde de sexta-feira”, de acordo com fontes da Autoridade de Saúde Pública local.

Esta terça-feira está a ser repetida a testagem ao SARS-CoV-2, a 33 utentes do bloco 01 do lar da Misericórdia, onde se encontram “confinados e isolados” sete idosos infetados, segundo a Autoridade de Saúde que prevê, ainda esta semana, voltar a repetir os testes aos funcionários da instituição.

Os primeiros cinco casos de infeção na Misericórdia de Grândola foram detetados no passado dia 17 de outubro, após testes de despiste da covid-19 realizados aos 105 funcionários da instituição, quatro deles trabalhadores da cozinha e um que desempenha outras funções.

- PUB -

Na quarta-feira, a Autoridade de Saúde Pública local efetuou “um rastreio aos 39 residentes do bloco 01” da Misericórdia, que resultou na deteção de “seis casos”, confirmou à Lusa, nesse dia, o delegado de saúde de Grândola, Ismael Selemane.

O rastreio foi alargado, na sexta-feira, “aos restantes utentes dos blocos 02 e 03”, num total de 109 testes, tendo sido detetado um caso positivo.

“Os trabalhadores estão a cumprir o isolamento em casa e nenhum deles apresenta sintomas” da doença, acrescentou o responsável.

O concelho de Grândola regista 28 casos ativos de covid-19 e 67 recuperados, estando 87 pessoas em vigilância ativa, de acordo com os dados epidemiológicos atualizados na segunda-feira, pela autarquia.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -