25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaAlcácer do Sal e Grândola alvos de prospecção de minério em investimento...

Alcácer do Sal e Grândola alvos de prospecção de minério em investimento de M€ 7,6

Contratos para exploração nos dois concelhos da região foram rubricados entre o Governo e o grupo turco ESAN

O Governo assinou três contratos com o grupo turco ESAN e a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) para a prospecção e pesquisa mineira no Alentejo, cujo investimento total ascende a 8,1 milhões de euros. O anúncio feito no passado dia 22 de Novembro pela tutela que revela que as intervenções vão incidir em dois concelhos da região, Alcácer do Sal e Grândola, além de Aljustrel, Castro Verde e Ourique (Beja).

- PUB -

De acordo com o Governo, dois dos acordos foram celebrados com o grupo turco e o outro diz respeito à EDM, tendo o Estado português sido representado pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

As áreas designadas por “Alcácer” e “São Pedro das Cabeças”, abrangidas pelos contratos celebrados com a ESAN, situam-se nos concelhos alentejanos de Alcácer do Sal e Grândola, distrito de Setúbal, e Aljustrel, Castro Verde e Ourique (Beja). Estas áreas, explicou o gabinete do secretário de Estado da Energia, em comunicado, “são reflexo do consórcio criado com a EDM, em Fevereiro passado, para a faixa piritosa ibérica”. Esta parceria, controlada em 85% pela ESAN e em 15% pela EDM, contempla, além das referidas áreas, o projecto de prospecção denominado por “Montes das Mesas”, localizado no concelho de Aljustrel (Beja).

Para estes projectos, pode ler-se no comunicado, o plano de trabalhos e investimentos “está orçado, nos próximos cinco anos, em 7,6 milhões de euros”.

- PUB -

Forte potencial de cobre e zinco

Quanto ao contrato de prospecção e pesquisa assinado entre o Estado e a EDM, abrange uma área denominada como “Rosário”, englobada nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, e Ourique (Beja), sendo estimado “um investimento inicial de meio milhão de euros”, revelou o Governo.

A faixa piritosa ibérica, que se estende até à região espanhola da Andaluzia, lembra a tutela, “é a zona com maior potencial mineiro nacional”, sendo também aquela onde estão localizadas as minas de Aljustrel e de Neves Corvo, concessionadas às empresas Almina e à Somincor, respectivamente. “O investimento neste activo nacional, que constitui a faixa piritosa ibérica, com forte potencial de cobre e zinco, é essencial e permitirá a descoberta de novos jazigos minerais no subsolo do Alentejo”, destacou o gabinete do secretário de Estado.

- PUB -

A EDM é uma empresa de capitais públicos que actua como operador sectorial de referência, assumindo, como concessionária em regime exclusivo, um papel de relevo na elaboração e condução de projectos de recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras abandonadas. Esta empresa exerce ainda, por si ou em associação, actividades de prospecção, pesquisa e valorização de recursos minerais e presta serviços especializados nos domínios dos geo-recursos e do ambiente.

Já a empresa ESAN, lê-se no comunicado, faz parte do grupo Eczacibasiesan, com sede em Istambul, que tem interesses diversos, mas com um foco particular na actividade de extracção e processamento de minerais industriais destinados à indústria cerâmica. Em 2009, adquiriu uma unidade mineira, onde produz concentrado de zinco e chumbo (Mina de Balya, na Turquia), que é operada pela ESAN.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -