Parlamentares iniciaram roteiro e juntaram autarcas de Alcochete, Barreiro, Montijo e Moita com o director do ACES
As condições a instalar para vacinação contra a covid-19 foi um dos principais temas na agenda de uma reunião, por videoconferência, promovida ontem pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal com o director executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, Miguel Lemos.
A iniciativa marcou o arranque do roteiro “Manter a proximidade, em segurança”, dinamizado pelos parlamentares. E contou com a participação dos presidentes das câmaras de Barreiro, Montijo e Alcochete, Frederico Rosa, Nuno Canta e Fernando Pinto, respectivamente, bem como com a vice-presidente da autarquia de Alcochete, Maria Fátima Soares, além dos autarcas na Câmara da Moita, Luís Chula e Carlos Albino.
Os socialistas fizeram um ponto de situação e debateram com Miguel Lemos a articulação a desenvolver para se iniciar a vacinação, nesta fase a pessoas com 80 ou mais anos e a maiores de 50 anos com patologias mais vulneráveis.
“Estamos a aguardar que cheguem as vacinas para se iniciar o processo no Arco Ribeirinho”, disse Fernando Pinto a O SETUBALENSE. No caso de Alcochete, o autarca transmitiu a Miguel Lemos a total disponibilidade para que a operação possa vir a decorrer em vários locais do concelho. “Nalguns casos, como por exemplo o do Montijo, já há um pavilhão preparado para esse efeito”, comentou.
Fernando Pinto salientou ainda que colocou à disposição do ACES a possibilidade de o município ajudar a identificar e estabelecer contactos no terreno juntos das pessoas a serem vacinadas. Quanto ao apoio logístico, lembrou que, primeiro, é preciso perceber qual o número de vacinas disponíveis para se optar pelas melhores opções.
Eurídice Pereira realça autarcas do PS
No final da reunião, a coordenadora regional dos deputados socialistas, Eurídice Pereira, considerou que “é fundamental que o processo de vacinação no distrito decorra com toda a segurança e robustez e que a União Europeia consiga fazer cumprir os contratos de compra de vacinas”, lê-se numa nota de Imprensa dos parlamentares do PS. A celeridade é essencial tal como o é ver “cumprida a priorização dos grupos identificados em cada fase”.
Eurídice Pereira salientou ainda, na mesma nota, que “os presidentes de câmara socialistas estão activamente no terreno e a colaborar com as autoridades de saúde”, na disponibilização de todos os recursos necessários. “Esta é uma garantia importante para que as autoridades sanitárias tenham todas as condições para fazerem o seu trabalho”, vincou.
Além de Eurídice Pereira, entre os deputados do PS na reunião estiveram Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves.
O roteiro “Manter a proximidade, em segurança”, segundo os parlamentares, tem o objectivo de “dar continuidade à lógica, já habitual, de contacto permanente dos deputados socialistas com as instituições e forças vivas do Distrito de Setúbal”. A iniciativa vai prosseguir com outras acções e, ainda de acordo com os socialistas, “estão já solicitadas outras audiências a entidades da área da saúde”.