Muita música, arruadas, mais de cem Pais Natais e revista à portuguesa integram celebrações. Sessão solene no dia de aniversário
Concertos, arruadas, uma revista à portuguesa, Pais Natais a perder de vista, lançamento de um livro e réveillon integram o conjunto de actividades com que a Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA) 1.º de Dezembro vai assinalar, ao longo do próximo mês, mais um aniversário.
A instituição de Santo António da Charneca, no concelho do Barreiro, prepara-se para apagar 125 velas, fundada que foi a 1 de Dezembro de 1898. E será logo no primeiro minuto da madrugada do primeiro dia do próximo mês que a SFUA começará por “anunciar” que está de parabéns, com o estrondo e a cor de fogo-de-artifício a pintar os céus barreirenses.
O hastear das bandeiras na sede da colectividade, pelas 10h30, e uma arruada com a Banda Municipal do Barreiro antecedem, no 1.º de Dezembro, um dos momentos mais emblemáticos (senão mesmo o mais marcante) das comemorações do aniversário: a realização da sessão solene, prevista para as 15h30, que será seguida de um concerto com a Banda Municipal do Barreiro e o tradicional corte do bolo da praxe.
No dia seguinte, 2 de Dezembro, a partir das 21h30, o palco da SFUA acolhe outro tipo de espectáculo: uma revista à portuguesa, que engloba vários números e fado. E no dia 3, pelas 16 horas, a música volta a marcar a programação, com a actuação da Orquestra Baia.
As comemorações prosseguem na tarde de 8 de Dezembro: a partir das 16 horas, a música popular portuguesa vai ser interpretada pelo Grupo de Concertinas das Águias Vermelhas da Charneca da Caparica, pelo Grupo Coral e Instrumental de Santo André e pelo Grupo de Cavaquinhos Cordas Mágicas da Quinta Marques da Costa. E no dia 9, logo pela manhã (10h30), sai à rua a charanga Huga Huga do Rosário, estando prevista actuação no coreto. À tarde, volta a haver animação pelas ruas com a charanga do Rosário. Ainda no mesmo fim-de-semana, mas a 10, Ricardo Cruz realiza um café-concerto, durante a “Tarde da Ginja” na SFUA (16 horas).
A programação para dia 16 engloba karaoke com Sónia Messias, a partir das 16h45, a recepção ao Motoclube do Barreiro e a mais de uma centena de Pais Natais, além da actuação do Grupo das Cantadeiras do Centro Sócio-Cultural do Bairro da Liberdade. No dia 17, o programa comemorativo abre pelas 15 horas com uma demonstração de jogo do pau e uma reconstituição do 2.º capítulo do livro “Pequenas Histórias de Santo António da Charneca”, da autoria de Delfim Leitão, a ter lugar no Largo Soeiro Pereira Gomes. A obra é lançada de seguida (15h30) e, uma hora depois, a SFUA recebe um Concerto de Natal a cargo do Grupo Coral e Polifónico da Universidade da Terceira Idade do Barreiro.
As comemorações dos 125 anos da instituição encerram com a realização de réveillon, a partir das 20 horas de dia 31, que vai contar com animação musical de Ricardo Cruz.