23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Radioterapia da ULS do Arco Ribeirinho recebe novo acelerador linear

Radioterapia da ULS do Arco Ribeirinho recebe novo acelerador linear

Radioterapia da ULS do Arco Ribeirinho recebe novo acelerador linear

Novo equipamento substitui o acelerador linear instalado em 2010, permitindo manter as funcionalidades de controlo respiratório

 

Os doentes acompanhados pelo Serviço de Radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) têm desde terça-feira um novo acelerador linear, num investimento de 2,1 milhões de euros, anunciou aquela unidade.

- PUB -

O acelerador linear foi adquirido ao abrigo do Programa de Substituição de Equipamentos Médicos Pesados e Modernização e Inovação Tecnológica nos Estabelecimentos Hospitalares, previsto na Lei de Orçamento de Estado de 2021.

Este novo equipamento substitui o acelerador linear instalado em 2010, permitindo manter as funcionalidades de controlo respiratório, já instaladas no equipamento anterior, e aumentar a precisão dos tratamentos através da utilização de uma mesa de tratamento 6D.

O Serviço de Radioterapia iniciou a actividade em Maio de 2005 respondendo à prestação de cuidados de saúde de radioterapia aos utentes da Península de Setúbal (Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, Unidade Local de Saúde da Arrábida, Unidade Local de Saúde Almada Seixal) e ainda à população servida pelo Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, correspondendo a uma cobertura assistencial de mais de um milhão de habitantes.

- PUB -

Segundo dados provisórios adiantados pela ULS, ao longo de 2023, o serviço realizou 6.612 consultas e 18.334 tratamentos (14.486 tratamentos complexos e 3.848 tratamentos simples).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -