Presença assídua em festivais nacionais já fez com que a dupla fosse nomeada para sucessivos prémios. Rumam até ao Barreiro para pôr todos a mexer
São DJ’s e produtores, chamam-se Carlos Silva e André Reis, mas juntos são os Karetus, uma referência de portugalidade no universo da música eletrónica. Vão estar no Palco das Marés, dia 21 de Agosto (quinta-feira), para um concerto nas Festas do Barreiro.
Se o nome remete para a tradição e a cultura portuguesas, a sua imagem remete para a tradição transmontana, na qual as vestimentas escondem os autores das diabruras e adoradas em épocas de Carnaval e/ou Natal.
Mas, apesar disto tudo, a sua preocupação maior é fazer e tocar música boa.
Em 2012 o seu EP “Entrudo” abriu-lhes as portas do mercado internacional, transportando-os para um patamar inesperado. Surgem nas tabelas internacionais de preferências musicais, foram nomeados para diversos prémios mundiais em diferentes categorias no universo da música eletrónica e mereceram a atenção do músico Steve Aoki, que os incluiu nos seus projetos musicais.
A partir de então, sucedem-se parcerias com nomes como Nicky Romero & Nervo, Felguk & Infected Mushroom, Krewella, Skism, Far Too Loud e Sebastião Antunes & Quadrilha, entre muitos outros.
Há quatro anos foram convidados a participar no Festival RTP, onde atingiram considerável notoriedade. Realizam algumas dezenas de concertos em importantes cidades de França, Espanha, Suíça e Suécia, entre outros, e aos dias de hoje passam pelos mais importantes festivais nacionais – com destaque para o Festival Sudoeste (antigamente MEO Sudoeste), na Zambujeira do Mar.
Nos últimos anos o número de concertos em Portugal tem aumentado significativamente, sendo presença assídua em festas em pouco por todo o país. No início deste ano, os Karetus reuniram duas gerações de músicos, Iolanda (a vencedora do Festival RTP em 2024) e Vitorino, um nome maior da música popular portuguesa, para interpretarem “Laurinda”.
A festa está garantida no Barreiro, com modernidade, com tradição e talento.
Opinião Musical