Iluminação pública do Barreiro será substituída por lâmpadas LED

Iluminação pública do Barreiro será substituída por lâmpadas LED

Iluminação pública do Barreiro será substituída por lâmpadas LED

A Câmara Municipal do Barreiro, em conferência de imprensa, apresentou uma medida que tem em vista a substituição de toda a iluminação pública da cidade por luminárias LED, à semelhança do que já foi feito noutros municípios.

Esta alteração, que tem como objectivo melhorar a qualidade de vida da população, foi apresentada pelo presidente da autarquia, Frederico Rosa, e os vereadores Bruno Vitorino, responsável pelo Centro de Educação Ambiental, S. energia e Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada, e Rui Braga, responsável pela área de Gestão da Cidade.

- PUB -

Na conferência, que decorreu nos Paços do Concelho, Frederico Rosa salientou que esta “é uma medida importante que abrange todo o concelho e permite reacender os focos que estão desligados”.

O autarca enalteceu o envolvimento dos serviços camarários das áreas dos vereadores Bruno Vitorino e Rui Braga que desenvolveram o processo em poucos meses.

“Este trabalho vai possibilitar que, no Barreiro, se contribua para a qualidade de vida de todos”, referiu.

- PUB -

Por sua vez, o vereador Rui Braga explicou que a autarquia irá lançar, em breve, o concurso público para o contrato de eficiência energética de acordo com o modelo ESE (Empresas de Serviços Energéticos), tal como foi adoptado em diversos municípios portugueses.

A substituição de toda a iluminação do concelho por luminárias LED irá implicar uma redução no consumo de cerca de 60%, segundo explicou o autarca, referindo que “o caderno de encargos do concurso público terá em consideração aspectos relativos à manutenção, os tempos de reposta a avarias, os anos de vigência do contrato, entre outros”.

O concurso é referente a todas as luminárias, inclusive as que estão apagadas, o que perfaz um total de 10 865.

- PUB -

Segundo a deliberação referente a este tema, aprovada em sessão de câmara, a 12 de Junho deste ano, “com um contrato ESE será possível reacender todas as luminárias do concelho mantendo factores de economia através da transição da Iluminação Publica para Luminárias LED sem investimento do município”.

Além do retorno para o ambiente e para os consumidores, esta medida traduz-se também na opinião do vereador Bruno Vitorino, “numa melhoria significativa da qualidade de vida e de segurança dos barreirenses”.

A verba que o município retém da poupança de energia, 10%, reverterá para a criação de um fundo municipal para a eficiência energética, cujo lucro será investido em novas medidas, no sentido de tornar o concelho do Barreiro cada vez mais auto sustentável.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -