Mostra, disponível até 6 de janeiro, tem como objetivo consciencializar para a emergência climática
O centro comercial B Planet, em Coina, tem patente até ao próximo dia 6 de janeiro a exposição “Um Ano pelo Ambiente – Alterações Climáticas”, com o objetivo de consciencializar para a emergência climática. A mostra dá visibilidade ao talento, criatividade e compromisso ambiental de estudantes, professores e auxiliares de ação educativa, “que se dedicaram ao desafio de pensar e representar as alterações climáticas e as suas consequências”.
Aberta ao público em geral, mas direcionada para os jovens do concelho possam crescer “mais conscientes, informados e preparados para enfrentar os desafios ambientais do futuro”.
“A educação ambiental e o envolvimento dos jovens são prioridades absolutas. São eles que vão enfrentar os desafios climáticos e precisamos garantir que têm conhecimento e oportunidades para agir. O trabalho das nossas escolas e do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina é notável — e esta exposição mostra bem a força da participação cívica no Barreiro”, refere o vereador com o pelouro da Educação e do Ambiente na Câmara do Barreiro, Rui Pedro Pereira, como se lê em informação enviada a O SETUBALENSE.
A exposição, com 53 trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar no âmbito do concurso “Um Ano pelo Ambiente – Alterações Climáticas”, é fruto de um concurso que contou com a avaliação por um júri composto por Carla Santos, comercial d’O Setubalense, Raquel Nogueira, do B Planet e Susana Camacho, da S.ENERGIA, que selecionaram os trabalhos que irão integrar o Calendário Ambiental de 2026.