Validação dos títulos de bordo passam a estar “suspensas temporariamente”
Os serviços municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) adoptaram na madrugada deste domingo, um conjunto de novas medidas preventivas, no âmbito do Plano de Contigência do Coronavírus (COVID-19), que está em vigor naquele concelho, para dar resposta aos utentes durante o período desta pandemia e “preservar o bem-estar de toda a população”, minimizando assim os seus efeitos para a saúde pública.
As novas medidas surgem da necessidade em criar “um perímetro de segurança para o motorista”, através de um novo procedimento de admissão de utentes a bordo das viaturas. Neste âmbito, a partir desta semana, a entrada nos veículos vai passar a efectuar-se pela porta traseira dos autocarros, com a venda de bilhetes a deixar de ser realizada no seu interior e a validação dos títulos de bordo a estarem “suspensas temporariamente”. A autarquia barreirense adianta ainda que, nos próximos dias, não se encontram disponíveis rampas de acesso aos utentes com mobilidade condicionada, apelando ao “bom senso de todos”.
Outra das medidas passa pelos passageiros darem prioridade para que se efectue a saída antes da entrada de novas pessoas na viatura e que, no interior do autocarro e havendo lugares vazios, os utentes optem por não se sentar junto a outro passageiro. Finalmente, outra recomendação, sugere que cada um se mantenha numa fila, medindo sempre um perímetro de segurança nas diversas paragens dos TCB.