12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Carros furtados nos Países Baixos levados para Barreiro e Odivelas 

Carros furtados nos Países Baixos levados para Barreiro e Odivelas 

Carros furtados nos Países Baixos levados para Barreiro e Odivelas 

PSP deteve dois suspeitos, familiares, que faziam parte de uma rede internacional que se dedicava ao furto de viaturas

 

A PSP deteve no Barreiro e em Odivelas dois suspeitos, com 40 anos, familiares, que faziam parte de uma rede internacional que se dedicava ao furto de viaturas nos Países Baixos e Bélgica e encaminhava-as para Portugal.

- PUB -

Era no Barreiro e em Odivelas que as viaturas eram legalizadas através de documentos falsos pelos dois homens, responsáveis pela exportação para países africanos por via marítima ou venda directa a compradores, que não faziam ideia do esquema.  

A investigação foi realizada ao longo de um ano pelo Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP em colaboração com a Europol, autoridades belgas e dos Países Baixos.

No dia da operação, 9 de Maio, os dois suspeitos detidos tinham em sua posse material utilizado para a falsificação dos documentos, como papel timbrado dos países de origem das viaturas. Com este conseguiam ludibriar os serviços públicos para legalizar as viaturas.

- PUB -

A PSP recuperou 19 viaturas furtadas, que eram escolhidas pela alta procura no mercado. Tratava-se de Peugeot 3008, 5008, Volvos, Mercedes, entre outras da mesma gama. A polícia realizou quatro buscas domiciliárias e duas buscas a garagens.

No dia da operação, foram apreendidas 12 viaturas. Já tinham sido apreendidas quatro em período anterior e outras três nos dias seguintes à operação. 

Algumas das viaturas eram colocadas em garagens que os suspeitos utilizavam e outras estavam mesmo na via pública, estacionadas junto às casas dos suspeitos com matrículas falsas.

- PUB -

Os dois suspeitos foram detidos por crimes de falsificação de documentos, recetação e associação criminosa. Foram presentes a tribunal e viram o Juiz de Instrução Criminal aplicar a medida de coacção de prisão preventiva. 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -