Câmara do Barreiro distinguida com Medalha de Mérito e Valor Policial

Câmara do Barreiro distinguida com Medalha de Mérito e Valor Policial

Câmara do Barreiro distinguida com Medalha de Mérito e Valor Policial

Galardão recebido por Frederico Rosa, presidente da autarquia, reconhece relevantes serviços prestados à PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) distinguiu a Câmara Municipal do Barreiro com a Medalha de Mérito e Valor Policial de grau ouro, durante a cerimónia comemorativa dos 98 anos de existência da PSP de Setúbal, que decorreu na última segunda-feira no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

- PUB -

Frederico Rosa, presidente da autarquia, recebeu o galardão que visa reconhecer relevantes serviços prestados à PSP. A medalha entregue ao autarca foi acompanhada do respectivo diploma assinado pelo director nacional da PSP, o superintendente Luís Ribeiro Carrilho. “O director nacional da Polícia de Segurança Pública faz saber que por seu despacho de 3 de Janeiro de 2025 (…) concedeu à Câmara Municipal do Barreiro a Medalha de Mérito e Valor Policial de grau ouro, em sinal de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à PSP. Assim, pode o mesmo usar as insígnias correspondentes à distinção conferida”, lê-se no diploma, que foi rubricado a 3 de Fevereiro.

A cerimónia solene, destinada a assinalar a data da criação da PSP de Setúbal – 24 de Fevereiro de 1927 –, contou com a participação do secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Ribeiro, entre as várias entidades policiais e civis presentes.

As comemorações arrancaram no concelho vizinho da Moita, pelas 9 horas, com a celebração de uma Eucaristia presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

- PUB -

Já no átrio do Auditório Municipal Augusto Cabrita o público pôde apreciar logo no dia 20 e também na passada segunda-feira uma exposição de fotografias do Comando Distrital de Setúbal da PSP e, no interior do equipamento, esteve patente ao longo do próprio dia das comemorações (24) uma outra mostra, itinerante, sobre a história da Polícia de Segurança Pública.

No exterior do edifício, no mesmo dia, a força policial teve expostos alguns dos seus veículos e meios, para interacção com o público.

Em 24 de Fevereiro de 1927 foi criado, pelo Decreto 13185, o Comissariado de Polícia de Setúbal, dissolvendo a Polícia Municipal de Setúbal. Este novo corpo local policial foi então constituído por um comissário, dois chefes de esquadra, 10 cabos, 20 guardas de 1ª classe e 60 guardas de 2ª classe.

- PUB -

Após o final da II Guerra Mundial, em 1945, viria a ser criada a secção do Barreiro, primeiro guarnecida por Lisboa, passando, só mais tarde, a depender directamente da Polícia de Setúbal

O Comissariado de Polícia de Setúbal beneficiou de uma primeira reorganização em 1953, altura em que passou a denominar-se Comando Distrital de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -