Frederico Rosa explicou que “este é o maior orçamento de sempre” e destacou que há cada vez mais pessoas a querer investir no concelho
A Câmara Municipal do Barreiro aprovou na passada sexta-feira o orçamento para 2025 no valor de 119 milhões de euros, dos quais 18 milhões são referentes a projectos financiados por fundos europeus.
O documento referente às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 da Câmara Municipal do Barreiro, liderada pelo socialista Frederico Rosa, e o orçamento dos Transportes Colectivos do Barreiro foram aprovados em reunião de câmara extraordinária, com os votos contra dos dois vereadores da CDU.
Em 2024, o orçamento foi de 98,5 milhões de euros, representando um aumento de quase 6% face a 2023.
Frederico Rosa explicou que “este é o maior orçamento de sempre” e destacou que há cada vez mais pessoas a querer investir no Barreiro, fazendo com que a economia mexa.
Por outro lado, frisou, existe vontade da autarquia de que a economia mexa, dando sinais para isso realizando também projectos.
O autarca destacou as obras do Barreiro Velho, no valor de cerca de 27 milhões de euros, indicando que a autarquia está a semanas de receber o primeiro visto do Tribunal de Contas para o arranque das obras, assim como o investimento em centros de saúde do concelho, na habitação e mobilidade.
Para a vereadora Maria João Regalo, que fez a apresentação do documento, o orçamento reflecte a aposta na higiene urbana, apoio ao desporto, movimento associativo, cultura, educação, acção social e habitação, e respeita todas as regras de equilíbrio orçamental.
Para os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), o orçamento aprovado também hoje é na ordem dos 18 milhões de euros, dos quais 5,5 milhões destinam-se a despesas com pessoal (31%).
A proposta do orçamento será agora submetida a apreciação e votação na Assembleia Municipal, composta por 19 deputados do PS, sete da CDU, dois do PSD, um do Bloco de Esquerda e um do Chega.