Grávida seguiu para o hospital de Almada por meios próprios, mas logo no IC21, a viatura teve de parar na berma e o bebé nasceu
Um bebé nasceu numa viatura particular no IC21, Barreiro, a caminho do Hospital de Almada esta quinta-feira, numa altura em que o Hospital do Barreiro tinha as urgências obstétricas encerradas.
Familiares da grávida de 37 semanas, ainda chamaram o 112, mas de acordo com o INEM, não houve colaboração por estes para accionamento dos meios de emergência. Mais tarde, quando o bebé nasceu, voltaram a ligar e foi accionada uma ambulância. O Hospital do Barreiro tem as urgências obstétricas encerradas por um período de dez dias desde quarta-feira.
O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira, no concelho do Barreiro. De acordo com fonte oficial do INEM, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes recebeu uma chamada às 17h14 para assistência a uma utente grávida de 37 semanas. “Não houve colaboração por parte dos contactantes para realização da triagem, tendo os mesmos desligado o telefone. O CODU ligou depois de volta para o local, mas recursaram responder a perguntas. Terminaram a chamada informando que iriam por meios próprios ao hospital”.
A grávida seguiu para o hospital de Almada por meios próprios, mas logo no IC21, entre o Barreiro e a A2, a viatura teve de parar na berma e o bebé nasceu. Nesse momento, perto de 15 minutos depois da primeira chamada, o INEM recebe nova chamada.
Fonte oficial do INEM afirma que “pelas 17h30, o CODU recebeu uma nova chamada dando conta que o bebé já teria nascido. Em função da informação, o CODU accionou uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e uma Ambulância para o local. À chegada, as equipas prestaram a assistência médica necessária à mãe e bebé e transmitiram, às 18h13, os dados clínicos ao CODU. Acompanharam depois o transporte ao Hospital Garcia da Orta, em Almada”.